TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOBILIDADE URBANA

Trabalho Universitário: MOBILIDADE URBANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

Mobilidade Urbana: Solução sem prazo

São prédios de grande escalão, obras de revitalização e diversas construções que mostram o quanto a cidade está crescendo. Itajaí, que apesar de possuir o segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas, vive atualmente um problema público que atinge mais da metade das cidades brasileiras: a falta de opção para a mobilidade urbana. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Mapa, publicada em 2011, mostra que, entre as 10 cidades mais populosas do Estado, Itajaí está em primeiro lugar no uso de bicicletas para se locomover. Porém, a dificuldade está em achar condições para executar esta prática.

Com apenas 22 km de ciclovias ou ciclofaixas existentes, o desafio enfrentado pelos ciclistas é enorme. São mais de 267 km² de área em Itajaí, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre ruas e avenidas movimentadas, pistas estreitas e com falta de acostamento, sem nenhum espaço destinados ao tráfego de ciclistas.

Os índices de acidentes envolvendo bicicleta em 2013 e 2014 mostram que a situação não mostrou nenhuma melhora. Segundo a Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itajaí (CODETRAN), só no ano passado foram 191 casos envolvendo bicicletas, uma média de 2 acidentes por dia. Neste ano, de Janeiro até Abril já foram registrados 55 acidentes com bicicletas, mantendo a mesmo número de 2 incidentes diários.

Para Paedo Santos, 23 anos, andar de bicicleta é um Hobby. Há 11 anos ele pratica diariamente uma hora por dia do esporte e apesar de não utilizar a “bike” como meio de transporte para trabalhar, os desafios enfrentados são os mesmos dos adeptos deste meio alternativo. É preciso andar apreensivo, as ruas tem pouco ou nenhum espaço para circular e a pouca distância que os motoristas passam é o que mais atrapalha, afirma Paedo.

A Lei nº Lei 9503/97, art.201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula que os carros passem a uma distância de segurança mínima de 1,5m. Esta regra foi criada visando fundamentalmente proteger a vida de quem utiliza as ruas, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres ou mesmo carroceiros. Ela estipula ainda que, deixar de guardar a distância lateral ao passar ou ultrapassar uma bicicleta é infração média, com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira.

Segundo o Engenheiro de trânsito de Itajaí Roberto Rocha, a Prefeitura está mapeando as vias e existem estudos para implantar novas ciclovias e ciclofaixas. A 1ª etapa do Sistema Cicloviário irá contemplar algumas das principais avenidas e ruas da cidade, tais como a Rua Expedicionário Aleixo Maba, onde ocorreu um acidente fatal envolvendo uma ciclista no último mês.

“É um projeto do município que está no papel, mas por enquanto ainda não tem previsão para início”, diz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com