TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de conceitos de mobilidade urbana

Tese: Estudo de conceitos de mobilidade urbana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Tese  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

1) Faça uma pesquisa sobre conceitos de Mobilidade Urbana e construa o seu conceito. Não se esqueça de citar as referências pesquisadas.

(Valor: 1,5)

Mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano de um Município.

O conceito de mobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos, a mobilidade urbana é mais que tratar apenas de transportes e trânsito significa pensar nos deslocamentos a partir das necessidades das pessoas, localização, escolas, hospitais, locais de emprego, moradia, lazer e oportunidades que a cidade oferece, É ter alternativas para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias e também de calçadas que garantam acessibilidade aos deficientes físicos e visuais, é utilizar o automóvel particular quando lhe convir e não ficar preso nos engarrafamentos.

2) Em sua opinião, qual a relação entre Logística e Mobilidade Urbana?(Valor: 1,5)

A questão da mobilidade urbana influência sim a logística, a área de logística é responsável por garantir com eficiência o fluxo físico de bens e de informações, esse fluxo se caracteriza, principalmente pela movimentação de mercadorias, através transporte e como consequências dessas operações, destacam-se o grande volume de veículos, poluição sonora, intermináveis congestionamentos, carregamentos e descarregamentos realizados, em locais inadequados e sem estrutura.

Para a que uma empresa possa atender as exigência do mercado e atingir um desempenho operacional eficiente, muitas delas começaram a operar durante a madrugada, isso significa mais custos e quem paga essa conta somos nos consumidores.

Os problemas de mobilidade urbana atingem todas as operações de logística. Por exemplo, se atrasar uma entrega, perde em confiabilidade, ou se ficar preso no trânsito com uma mercadoria ela pode estragar ou perder suas propriedades.

3) A cidade de Salvador é uma das 12 cidades sedes da Copa do Mundo, todas elas passam por problemas graves de mobilidade urbana. A prefeitura de Salvador juntamente com o governo do Estado tem realizado obras com o objetivo de minimizar esses problemas, mas ainda existem muitos. Cite três problemas de mobilidade urbana da sua cidade. Não se esqueça de citar pelo menos uma estratégia para cada mobilidade identificada. (Valor: 1,5)

Moro em Porto Seguro, e muitos trabalhadores usam como meio de transportes: bicicletas, lotações e transportes coletivos.

Falta de vias alternativas para Santa Cruz Cabrália: Implementação de vias com pista dupla.

Excesso de veículos na alta temporada: investimento e incentivo em meios de transportes alternativos.

Transportes públicos super lotados: Aumento da frota de veículos.

4) Existe um portal chamado Mobilize Brasil (http://www.mobilize.org.br/), que apresenta boas práticas de transporte coletivo integrado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Visite o portal escolha uma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com