TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Projeto de pesquisa: MODELO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.416 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA CENTRO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO

POLO SANTA TEREZINHA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROF EAD: ANA CLAUDIA DE MICHELI FARIAS

PROF PRESENCIAL: CLÁUDIA MELLO

GESTÃO DE PESSOAS

TAGUATINGA – DF 2014

INTRODUÇÃO

OBJETIVO DO DESAFIO

ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO

COMO FICA O PAPEL DO GESTOR DENTRO DA ORGANIZAÇÃO?

REUNIR-SE E DEFINIR GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

FILME : TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOA

PRÁTICA DENTRO DO MERCADO DE TRABALHO.

MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

O QUE É AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

HISTÓRICO DA EMPRESA

HABILIDADE DE ANÁLISE DE DADOS DE UMA EMPRESA

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

SITUAÇÃO DA EMPRESA, DO DIA A DIA COM OS COLABORADORES.

COMO FUNCIONAM AS RELAÇÕES COM EMPREGADOS

PLANO DE AÇÃO

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional

A gestão de pessoas no setor público possui algumas particularidades. Ao contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor pode contratar indivíduos que aprensentem características vantajosas para a empresa, no setor público, a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos públicos. É por esse motivo que no âmbito do setor público ações de desenvolvimento profissional são cruciais, pois os elementos podem aprender a progredir na carreira, e não aprendem só a cumprir as suas funções atuais de forma mais eficaz.

Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber motivar os funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na empresa. Se isto acontecer, seguramente terão um melhor desempenho no trabalho. Além disso, a área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de exercer práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação e recompensas, criando e mantendo um ambiente profissional e positivo na organização.

PARALELO DO FILME

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos básicos:

* Pessoas como seres humanos – No filme pode-se observar o contrário desta condição, os empregadores utilizando os profissionais como máquinas ou “peças” desta enorme engrenagem industrial;

* Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; fornecer este tipo de relação não ocorre em uma época como a que se passou o filme mencionado; onde empresários de fora traziam as idéias e melhorias, mas não havia investimento e nem credibilidade ao profissional interno;

* Pessoas como parceiras da organização; Este tipo de parceria também não pode ser identificado, pois não havia benefícios e fatores motivacionais; A Organização é a principal responsável pelo desempenho profissional e conseqüente qualidade na produção. A Gestão de Pessoas é fundamental em uma organização, pois reorganiza, estrutura, motiva, administra, desenvolve o grupo de profissionais e conseqüentemente com a ajuda da força de trabalho alcançará seus objetivos como organização.

O que ocorreu em relação ao perfil antigo da organização, e o atual, podem ser comparados a reestruturação no setor profissional e organizacional para identificar estes fatores de mudança.

Podemos mencionar alguns aspectos da importância da GESTÃO DE PESSOAS dentro da organização:

* Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

* Proporcionar competitividade à organização;

* Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados;

* Aumentar a realização e a satisfação das pessoas no trabalho;

* Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;

* Administrar a mudança.

A concepção de satisfação do cliente como principal objetivo está modificada, pois as organizações estão investindo nos profissionais para melhor satisfazer os clientes.

O princípio básico e fundamental na tomada de ações para o sucesso motivacional da gestão de pessoas consiste em seis processos básicos:

A- Agregar pessoas – Novos profissionais, novas idéias;

B- Aplicar pessoas – acompanhamento de desempenho;

C- Recompensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com