TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]


UNIVERSIDADE – ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo Caruaru-PE.

Curso Superior em Tecnologia de gestão em Recursos Humanos

 Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS
Disciplinas – Direito Empresarial, Tecnologias de gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

       

Acadêmicos:
Lígia Maecedo Lima – RA: 874214462
Sérgio Murilo Pereira Sales – RA: 913527284
Sérgio Romero Rodrigues de Oliveira – RA: 8983198471

DESAFIO PROFISSIONAL 2ª SÉRIE

Professor – Tutor EAD Prof.ª Regiane Lima de Melo

Caruaru/PE.
09 de Novembro / 2014.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
  2. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO..........................................................04
  1. O que pode ser utilizado na INOXEL..........................................................................05
  2. Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL.......................................................06
  3. Ferramentas indicadas a INOXEL...............................................................................07


          CONCLUSÃO................................................................................................................
          REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................

1 INTRODUÇÃO

Diante da contratação realizada pelo Grupo Inoxel Caldeiraria, onde nossa consultoria que é totalmente especializada em Gestão empresarial; gestão da produtividade, qualidade e assessoria ambiental, teremos como objetivo melhorar e aprimorar os diversos tipos de gestão de uma empresa. Porém, iremos realizar a busca de uma terceirização em relação aos trabalhos operacionais, focando no gerenciamento para obtermos melhores resultados. Onde o Grupo para melhor atender seus grandes clientes, fez-se necessário buscar uma certificação pela qualidade total ISO. Fazendo assim, uma minuciosa avaliação dos processos de produção, evitando os impactos ambientais que comumente são ocorridos.

2 MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

Segundo Luft (2001:352), Gestão define-se como “ação ou efeito de gerir; gerência; administração”. Vem do latim gerir que significa administrar, gerenciar, coordenar. Analisando a significação da palavra gestão podemos fazer uma correlação à palavra administração: do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.

De acordo com a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), “ O modelo de gestão é baseado em 13 fundamentos e 8 critérios. Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais. São eles: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. A mandala do MEG (figura abaixo), que contém os Critérios, simboliza a organização, que é um sistema orgânico, adaptável ao ambiente.

São eles: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. Clique aqui e conheça os Cadernos referentes a cada Critério.

O Modelo de Excelência da Gestão® reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior”.

[pic 2]

2.1 O QUE PODE SER UTILIZADO NA INOXEL

Analisando o PEG - Programa de Excelência de Gestão, que tem como objetivo implantar métodos de autoavaliação, nos quais possam estimular os setores empresariais a investirem na melhoria da gestão organizacional da empresa, tomando como base o modelo de excelência de gestão, na INOXEL, podemos utilizar esse programa, pois toda a empresa passa por uma série de etapas, que são elas: planejamento, sensibilização, capacitação, diagnóstico e autoavaliação, identificação do plano de melhorias e capacitações. Pois, além disso, o PEG poderá ser aplicado em setores estratégicos e grupos de organizações de todos os portes.

Os resultados esperados para organização de acordo com o PEG são:

   * Diagnóstico da maturidade da gestão perante um modelo referencial reconhecido internacionalmente;

   * Capacitação no Modelo de Excelência da Gestão®

   * Visão sistêmica da organização

   * Foco nos resultados

   * Melhores índices econômico-financeiros

   * Maior cooperação interna

   * Compartilhamento de informações e aprendizado

   * Identificação de pontos fortes e oportunidades para melhoria

   * Reconhecimento do mercado e da sociedade

   * Aumento da produtividade e competitividade

   * Fortalecer conceitos gerenciais por meio de casos de sucesso

Fonte: http://fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/programa-de-excelencia-da-gestao 

2.2 QUE CRITÉRIOS PODEM SER TRABALHADOS NA INOXEL

Os Critérios de Excelência tem como objetivo, garantir à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, tentando proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. Esses critérios são: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. No Grupo INOXEL, podemos utilizar todos os critérios, visto quê, estão interligados um a um. ????? (não tenho certeza, vocês que tem que escolherem)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com