TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE RESUMO PARA CERTIFICAÇÃO

Por:   •  24/3/2021  •  Bibliografia  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MODELO DE RESUMO PARA CERTIFICAÇÃO

  1. Módulo Fundamentos do Six Sigma:

Na etapa inicial entendemos as terminologias utilizadas como processos, defeitos, não conformidades entre outras. Conhecemos as características básicas que um profissional LSS precisa ter, conhecer as ferramentas estatísticas mais utilizadas para apoiar no levantamento de dados. Diferenciamos o Lean do Six Sigma e entendemos como a Filosofia Lean interagem com a Filosofia Six Sigma. A Filosofia Lean foi desenvolvida pela Toyota em um período de pós-guerra, onde foi necessário o desenvolvimento de um novo sistema de produção que fosse capaz de suportar um período de escassez de recursos e possibilitando um sistema de produção de baixo custo com a eliminação de desperdícios.  O Six Sigma busca qualidade no processo, busca reduzir a variabilidade dentro dos processos. Metodologia desenvolvida pela Motorola e aperfeiçoada pela GE, onde trouxe a popularidade da metodologia.

Nas faixas dos Belt temos:

White – Belt:  Tem conhecimento sobre ferramentais e metodologias

Yellow – Belt:  Tem capacidade de execução de pequenas melhorias  

Green -Belt:  Trabalha com estatística mais pesadas, trabalha com projetos de média e alta complexidade.

Black – Belt: Trabalha com projetos de alta complexidade, trabalha com análises mais profundas.

  1. DMAIC – Fase DEFINE:

Nesta fase temos que definir o escopo do projeto, onde temos que ter uma boa gestão de risco de modo a levantar todas os possíveis problemas. Essa etapa é de fundamental importância para definir até onde devemos chegar. Temos que definir a dor principal que temos que tratar. Toda análise precisa ser embasada com base em dados e fatos. Todos os dados imputados precisam ter confiabilidade para que possamos gerar informações confiáveis.

Para um bom andamento do projeto, temos que ter o apoio dos nossos superiores de modo que eles incentivem o andamento do projeto. Uma forma de conseguir esse apoio é levantando os ganhos financeiros e apresentado para alta administração.

Inicialmente, temos que entender as necessidades do cliente e concentrar esforços naquilo que agrega valor para o cliente, seja ele interno ou externo.

Estruturação inicial do projeto

- Definições Iniciais

- Atribuições de Metas SMART

- Indicadores KPI

- Escopo

- Estruturação do SIPOC

  1. DMAIC – Fase MEASURE:

Temos que entender de forma mais profunda o dimensionamento do problema. Trabalhamos na estratificação dos problemas, estruturação do problema. Entendemos o cenário atual do processo através do mapeamento do processo por meio de fluxogramas, MFV entre outros. Analisamos os dados e questionamos quanto a confiabilidade desses dados, sejam eles históricos ou atuais. Devemos avaliar o tamanho do problema e resolver de forma adequada, problemas complexos resolvemos com LSS. O MP proporciona uma leitura estruturada do processo e nos orienta quanto aos pontos que demandam maior atenção e identificamos as oportunidades de melhoria.

Com base no MP, questionamos cada processo e levantamos dentro de cada processo os 8 desperdícios.

Estruturação

 - Mapa do Processo (Fotografia do processo - Atual)

        - Fluxograma de raias

        - Fluxograma

        - MFV

        - Makigami (Ideal para o Fluxo ADM)

        - Representações Gráficas

                - Gráfico de Pizza

                - Gráfico de Pareto 80/20

                - Histograma

                - Gráfico de Dispersão

-  Estratificação do problema, temos que quebrar o problema.

- Análise de dados (Dados históricos ou dados coletados recentemente)

  1. DMAIC – Fase ANALYZE:

Nesta fase começamos a identificar as causas raízes dos problemas e buscamos mais afundo. Temos que delinear um plano de ação para definir como iremos resolver os problemas. Temos como ferramenta o diagrama de causas e efeitos, para levantamento das causas potenciais do problema. Combinado com o diagrama de causa e efeito, os 5 porquês nos proporcionam a chegar na causa raiz dos potenciais problemas.

Estruturação

 - Potenciais causas p/o problema

 - Fatos e Dados

 - Diagrama de Ishikawa (6Ms – Máquina, Mão-de-Obra, Método, Meio, Material e Medida)

 - 5 Porquês

  1. DMAIC – Fase IMPROVE:

Realizamos um refinamento dos potenciais causas levantadas na etapa anterior. Começamos a entender os impactos das ações sobre as causas e definimos em quais causas devemos tomar ações que tragam melhores resultados, ou seja, realizamos um filtro e focamos onde teremos maior retorno. Nesta fase colocamos as ações em prática, realizamos Kaizen para melhorias, avaliamos os riscos envolvido no processo. Levantamos também o MFV futuro, ou seja, nosso alvo e comparamos com o MFV anterior e avaliamos as melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com