TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre: "Modelos: Contingencial, Neoclássico e estruturalista”

Por:   •  6/5/2016  •  Resenha  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade de São Paulo[pic 1]

Escola de Artes Ciências e Humanidades

Alex de Jesus Ferreira

Número USP: 8061390

Introdução à Administração para Computação

Turma: 2014184

Resumo sobre: "Modelos: Contingencial, Neoclássico
e estruturalista”

São Paulo

2014

Modelo Contingencial da Administração

Contingência significa algo eventual ou incerto, que pode vir a acontecer ou não. Nessa vertente é abordada a questão da não eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo, pois não existe apenas uma forma que seja melhor para alcançar objetivos variados e dentro de organizações em meios também extremamente variados.

Ela apoia a ideia que a verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão. Ambientes diferentes necessitam de diferentes relações organizacionais tendo em vista a necessidade de um modelo para cada determinada situação. Mudanças tecnológicas também levam à mudanças na estrutura organizacional.

 Basicamente, ambiente e tecnologia são as principais variáveis a serem analisadas pois produzem maior impacto sobre a organização.

Ambiente

O ambiente é o meio que envolve de maneira externa uma organização, fazendo que tudo que ocorra nesse meio externo influencie internamente a organização. O ambiente é analisado em dois segmentos:

Ambiente geral: É o ambiente comum a todas as organizações constituído de condições semelhantes para todas as organizações, sendo as principais as condições tecnológicas, econômicas, politicas, legais, demográficas, ecológicas e culturais.

Ambiente de Tarefa: É o ambiente imediato de cada organização, no qual uma determinada organização extrai as suas entradas e deposita suas saídas. Ele é constituído por: Fornecedores de entrada, clientes ou usuários, concorrentes e entidades reguladoras.

Tecnologia

A tecnologia como algo que se desenvolve nas organizações, em geral, e nas empresas, em particular, por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e execução de tarefas. A tecnologia incorporada está nos bens de capital, matérias-primas e componentes. A tecnologia não incorporada está nas pessoas, técnicos, peritos e afins.

A tecnologia é o conhecimento que pode ser utilizado como elementos materiais em bens ou serviços, modificando sua natureza ou suas características. Existe um forte impacto da tecnologia sobre natureza e funcionamento das organizações.

        

Modelo Neoclássico

A teoria Neoclássica marca o retorno dos clássicos revisados e atualizados inovando e adaptando a mudança. Utilizando velhos conceitos da teoria clássica.

A teoria neoclássica é identificada por algumas características marcantes a reafirmação dos pressupostos clássicos, a ênfase os resultados e objetivos e o ecletismo aberto e receptivo, sendo a administração uma técnica social básica. Esse modelo surgiu com o alto crescimento das organizações.


A Administração por objetivos constitui uma estratégia administrativa altamente difundida espírito da teoria neoclássica.

Segundo Peter Drucker:


"Toda empresa deve criar uma verdadeira equipe e reunir esforços individuais num esforço comum. Cada membro da empresa contribui com uma parcela diferente, mas todos devem contribuir para a meta comum. Seus esforços devem ser exercidos numa só direção e suas contribuições devem combinar-se para produzir um resultado ótimo - sem lacunas, sem atritos, sem a desnecessária duplicação de esforços.
O modelo de gerenciamento que temos agora é o da ópera. O maestro conta com um grande número de grupos diferentes que ele precisa reunir. Os artistas, o coral, o corpo de baile, a orquestra - todos têm de atuar juntos, a partir de uma partitura estabelecida de forma comum.
A Administração por Objetivos exige grande esforço e instrumentos especiais, pois, numa empresa, os executivos não são automaticamente dirigidos para o objetivo comum."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com