TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manchas de Pele (Melasma)

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

                           REBEKA CRISTINA LIMA DA SILVA

MANIFESTAÇÃO DE MESLASMA NA PELE

BOA VISTA

2015

REBEKA CRISTINA LIMA DA SILVA

Portfólio apresentado no curso de estética da

UNOPAR UNIVERSIDADE NORTE PARANÁ, como requisito parcial para

Conclusão da disciplina de estética, embelezamento e imagem pessoal.

BOA VISTA

2015

INTRODUÇÃO

               Presente trabalho tem como objetivo realizar um questionário com cinco ou mais mulheres, que apresentasse melasma. Como fundamentação teórica foi feita a leitura da dissertação de autoria de FREITAG.

               Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

Os tipos de melasma são:

Melasma epidérmico, melasma dérmico e misto.

              Não existe cura definitiva para o melasma, no entanto é possível reduzir a aparência e a cor das manchas, as quais podem regressar com a gravidez, o retorno do uso de anticoncepcionais ou com a exposição da pele ao sol todos os dias. O maior problema do melasma te a ver com a estética e o físico, já que não apresenta sintomas incômodos.  


DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO QUESTIONARIO

GRAFICO 1- A IDADE DAS ENTREVISTAS

[pic 3]

Tentei procurar mulheres de todas as idades, algumas do meu convívio outras não. Percebesse que a maioria das mulheres que tem melasma esta na faixa teria entre      40 a 50 anos.

GRAFICO 2- OCUPAÇÃO PROFISSIONAL

[pic 4]

     Nesta apresentação se trata de mulheres de vários setores, na maior parte estão ativas no mercado de trabalho.

GRAFICO 3- GRAU DE ESCOLARIDADE

[pic 5] 

       No gráfico 3 mostra que o nível de escolaridade das mulheres vem mudando, a maioria tem o ensino médio que já e um avanço ou superior incompleto.

GRAFICO 4- RENDA MENSAL

[pic 6]

        Das mulheres que entrevistei não há quem ganhasse menos de um salário, ate mesmo as donas de casa, pois contaram com o salário de seus maridos, que afirmaram também administrar tal dinheiro. A renda mensal prevalece entre 1 a 2 salários mínimos, mesmo com pouco percebi que elas não deixam de se cuidar e estar buscando sempre um bom tratamento para o problema do melasma.

GRAFICO 5- PATOLOGIA DO MELASMA

[pic 7]

       Bom no gráfico 5 todas apresentam melasma, em minhas entrevistas dei preferência as mulheres que apresentavam melasma.

GRAFICO 6- CAUSA DESENCADEADORA DO MELASMA

[pic 8]

      Duas entrevistadas as manchas decorreram da radiação ultravioleta e ate mesmo da luz artificial, já que na juventude gostavam de se bronzear e para que o processo fosse mais rápido optavam por não usar filtro solar.

    Apenas uma das mulheres tem melasma por causa da genética, me afirmou que sua mãe já tinha essas manchas, com o passar do tempo pegando sol só ajudou para que o melasma saísse com mais intensidade.

     E três das entrevistadas afirmaram que o melasma veio após o uso de anticoncepcional por anos, elas já tiveram problemas hormonais, que com isso surgiram essas manchas.        Nas pesquisas que fiz a maioria o melasma apareceu durante o após a gravidez, uma das entrevistadas durante a gestação apareceu manchas escuras ate nas axilas e ao redor das aureolas dos seios, mas depois com o nascimento do bebe as manchas sumiram.

GRAFICO 7- REPRESENTAÇÃO GRAFICA SOBRE A REALIZAÇÃO DE ALGUM PROCEDIMENTO ESTETICO PARA O TRATAMENTO DO MELASMA

[pic 9]

     Praticamente todas já fizeram algum procedimento estético. Apenas 3 mulheres que não, mas nem por isso deixam de se cuidar. Uma das mulheres usa produtos naturais, como vinagre de maça, extrato da casca do limão e a amoreira-de-papel. Afirma que essas receitas caseiras e naturais vêm ajudando muito no combate do melasma.

   Já outras optaram por passar pomadas clareadoras, combinada com ácido retinoico, tudo receitado por um profissional.

GRAFICO 8-  METODO UTILIZADO PARA O TRATAMENTO DO MELASMA

[pic 10]

    3 das entrevistas buscaram fazer o peeling químico, tiveram bons resultados, mas 1 das mulheres por não ter cuidado bem, como ter passado filtro solar as manchas voltaram mais escuras. Ate porque na cidade onde vivemos o sol é constantemente forte. A fazer um peelig químico requer muitos cuidados. Já as que optaram pelo laser e os cosméticos despigmentantes tiveram um ótimo resultado também.

     Partes das mulheres usam pomadas clareadoras todas as noites, essas pomadas contem hidroguinona combinada com ácido retinoico, disseram ver grandes melhoras em suas manchas, mais como todo tratamento com ácido requer muita cautela, pois se não houve cuidado as manchas podem voltar ate mais escuras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (334.7 Kb)   docx (216.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com