TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Populares E Fatos

Exames: Manifestações Populares E Fatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Manifestações populares um tema bastante comum porem imprescindível. Afinal é através delas que acontecem as mudanças na sociedade entre elas a politica e jurídica. Como mesmo diz o próprio significado as manifestações são expressões públicas de opiniões ou sentimentos coletivos.

O ano de 2013 o Brasil foi alvo de grandes protestos, podendo ser considerado um fato social, jurídico e, é claro, politico. Entre os principais assuntos e direitos reivindicados estão o custo e a qualidade dos transportes públicos, a prevista aprovação da PEC-37, a má distribuição do dinheiro público, mensalão, a falta de segurança e péssima estrutura e atendimento na área de saúde em geral, péssima qualidade de educação... Enfim, uma lista de tamanho exorbitante.

Mas os protestos que aconteceram tiveram algum efeito? Sim, no ano seguinte as manifestações o país funcionara como sede da Copa Mundial de Futebol e as noticias sobre o que estava acontecendo teve dimensão internacional. Por isso houve alteração nos valores dos transportes, e a negação da PEC-37.

A revolução Francesa talvez seja o exemplo mais importante de manifestação popular do mundo. Por ter tido uma relevância para o coletivo e aspectos singulares é sem duvida um fato histórico. A revolução teve o inicio com a tomada da bastilha, considerada um símbolo do absolutismo, e seu lema era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Os cofres estavam vazios e a nobreza vivia em alto estilo, os impostos eram abusivos e a população estava pobre e com fome. Não teve alternativa a não ser lutar pelos direitos como cidadãos, e para isso muito sangue rolou incluindo o do rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta. A guilhotina não perdoava ninguém, ou era a favor do povo ou tinha morte certa. O “povo” conseguiu o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza, mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.

Enfim, as manifestações populares quando bem sucedida tem reflexos para sempre, como foi o caso da Revolução Francesa, que começou com algumas pessoas revoltadas e terminou com uma Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na qual tem sua base em vigor até os dias de hoje. A do Brasil mostra que constantemente as pessoas têm que lutar por seus direitos e censurar algumas atitudes de superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com