TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De ORIENTAÇÕES Para A Realização DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - Referente Ao 5º SEMESTRE, Gestão Em Espaços Educativos

Pesquisas Acadêmicas: Manual De ORIENTAÇÕES Para A Realização DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - Referente Ao 5º SEMESTRE, Gestão Em Espaços Educativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 6

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” permite compreender a importância do uso de práticas interdisciplinares desde o início da formação de ensino da criança, pois ao explorarmos suas habilidades motora e intelectual estamos contribuindo de forma significativa para o seu progresso de desempenho mental.

Apresentar conceitos expondo suas conexões e relações de modo singular dentro das disciplinas envolvidas propicia ao aluno maior capacidade cognitiva para fixar os conteúdos anteriormente discutidos em sala de aula.

O objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas e, possibilita ainda o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribui para uma formação crítica, estimulando a criatividade e promovendo uma integração dos saberes.

“À medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumento a retenção de conceito.

Trabalhar com práticas integradoras de ensino apesar de exigir mais atenção no planejamento do professor, o propicia um resultado satisfatório na hora de medir o rendimento da turma.

A música e a pintura servem de apoio para fixação de conteúdos que envolvam as disciplinas de Natureza e Sociedade, Língua portuguesa e Artes, ao mesmo tempo em que, permite explorar diversas metodologias e habilidades dos alunos. Jogos, aulas de campo, exposições, brincadeiras podem e devem ser usufruídas para que haja uma fixação abrangente dos conceitos.

Na comparação dos textos Uma abordagem integrada de aprendizagem e As traças de Bintou percebi que o segundo permite pensar sobre uma possível prática de comprovação, ainda que, de forma abstrata os conceitos de aprendizagem interdisciplinar citados no primeiro texto.

No texto “As Tranças de Bintou”, encontrei características interessantes, que abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. As tranças de Bintou é um conto africano que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes

Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena.

O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual, enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educando, com isso a integração das experiências cientificas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornão-se um apoio para a pratica educativa.

Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um elo entre as matérias a serem ministradas é e preciso conhecer o conceito cientifico que se encontram embutido nas diversas disciplinas , com isso possa desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas.

A matemática , a musica, a literatura , as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança, seja na parte motora, o raciocínio , as expressões , com esse desenvolvimento estimula a criatividade e promove a integração do saber . Percebe-se através do texto que em cada disciplina a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas. Quando você estimula a criança a recontar uma estória que antes já foi contada, através de desenhos, você permite que essa criança use a sua memória , a sua criatividade e assim você estimula as lembranças e sensações com o aprendizado.

Essa história é uma grande lição para nós professores, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com