TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De ORIENTAÇÕES Para A Realização DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - Referente Ao 5º SEMESTRE, Gestão Em Espaços Educativos

Artigos Científicos: Manual De ORIENTAÇÕES Para A Realização DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - Referente Ao 5º SEMESTRE, Gestão Em Espaços Educativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A base de toda a formação humana e a educação. Todos os recursos utilizados durante o processo da formação do individuo são de estrema importância para a construção e formação de uma cidadania mais participativa.

Algumas escolas já adotaram os novos recursos de ensino tecnológicos, um dos objetivos do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional é facilitar o ensino-aprendizagem, inserindo o aluno nesse processo e conduzindo o educador a reflexão de sua pratica. Daí a importância da integração dessas ferramentas no PPP, visto que ele e o norteador das ações pedagógicas. A aprendizagem, por sua vez, e um processo de construção no qual o professor precisa mediar o pensamento do aluno, favorecendo a sua aprendizagem e, assim, as tecnologias são ferramentas que auxiliam essa mediação, ao mesmo tempo em que possibilitam novas descobertas e o desenvolvimento de novas habilidades.

1 DESENVOLVIMENTO

Desde antiguidade a educação das crianças tem sido uma preocupação da civilização. A mesma era de responsabilidade da família tendo como base uma educação informal. Inicialmente não havia nenhuma diferença entre educação de adultos e a educação das crianças. O crescimento mundial da educação infantil tem ocorrido de forma como nunca se viu antes. O sec.XIX trouxe grandes contribuições de métodos pedagógicos com características e especialidades peculiares para cada faixa etária. Os estudos e pesquisas dos filósofos modernos da educação influenciaram na mudança de conceitos e olhares sobre a infância e desenvolvimento infantil.

Dentre os principais filósofos podemos destacar Jean Jacques, Rousseal que pensou a criança como um ser de ideias próprias. Ele acreditava que educação deveria começar do nascimento as 25 anos e via a percepção dos sentidos como a base do conhecimento humano. Tendo como exemplo de seus discípulos, Robert Owens e Maria Montessori. John Ame Comenius, preconizou a criação de escolas maternais e defendeu a escola do colo da mae, do nascimento aos seis anos de idade. Friedrik Frobel, criou os Jardins de Infancia funcionavam em igrejas e recebiam apoio de entidades, associações e organização filantrópicas..

Na revolução industrial a mulher assumiu um novo papel na sociedade, deixou o trabalho domésticos e começou a trabalhar em fabricas sendo remunerada. Seus filhos eram deixados em instituições que se chamavam de creches, tendo como finalidade de assistencialismo. O objetivo das creches era somente de assistir as crianças, de classes menos favorecidas, através do cuidado com a higiene e a alimentação.

Logo após o pós-guerra a historia da educação ganhou novas praticas pedagógicas na educação infantil da atualidade, tendo uma nova visão sobre o desenvolvimento e aprendizagem da infância.

Dentre muitos colaboradores destaco: Jean Piaget, Heri Wallon e Lev Vygostsky. Segundo Piaget o conhecimento deve ser visto como uma construção em constante processo, pressupondo o próprio desenvolvimento.

Lev Vygostsky, o homem possui natureza social, visto que nasce em um ambiente carregado de valores culturais.

Wallon a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento, ele afirma que emoção é a exteriorização da afetividade. Antes da linguagem, o choro é o meio utilizado pelo recém-nascido para estabelecer uma relação com o mundo externo.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Educar e cuidar de crianças de 0 a 5 anos supõe definir previamente para que a sociedade isto será feito, e como se desenvolverão as praticas pedagógicas, para que as crianças e suas famílias sejam incluídas em uma vida de cidadania plena.

O educar e cuidar deve caminhar junto. O educar, cuidar e brincar sugere promove uma ação pedagógica e uma visão integrada a cerca do desenvolvimento infantil, respeitando a diferenças de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem que tenha significado e prazer. Dessa forma o educar, brincar e cuidar na educação infantil podem auxiliar no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da criança em relação a si e ao mundo.

desses recursos tecnológicos em sala de aula. E um método complexo que exige interesse, criatividade e tempo, porem os resultados são satisfatórios, pois promove uma harmonia no ambiente escolar, e significativo processo de aprendizagem.

Na escola que visitamos, não houve problemas em relação da disponibilidade de recursos como data-show, vídeo, TV, internet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com