TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual da agua

Por:   •  1/6/2015  •  Dissertação  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Manual – Qualidade da Água para Aquicultura

Concentração hidrogeniônica da água  pH

 Os valores entre 7,0 e 8,3 são considerados ótimos para a psicultura, podendo-se, no entanto, trabalhar com valores entre 6,5 e 9,0. Deve-se levar em consideração a mudança de pH durante o dia em função da atividade fotossintética e respiratória das comunidades aquáticas, diminuindo em função do aumento na concentração de CO2. Os pHs 4 e 11 devem ser evitados, pois causam mortalidade em viveiros de peixes.

Determinação: Kit químico, ex. “lentilhas d’água” índice pH ácido(<7,0), a “cruz de malta” indica pH neutro” (7,0) e o “pinheiro d’água” indica pH alcalino(>7,0), geralmente onde ocorre um destes vegetais não ocorre outro. Outra forma de quantificar o pH é através do “pH meters”.

Alcalinidade

indica a presença de sais dissolvidos na água, tais como os carbonatos(CaCO) e bicarbonatos (HCO), medidos em mg/L. Os valores entre 20 e 300 mg/L, indica boa qualidade de sais minerais para a psicultura orgânica(ajudam a formação de plâncton).

Determinação: através do processo titulométrico, em laboratório ou no campo.

Dureza

presença de sais de cálcio(Ca) e magnésio(Mg) na água. Entre 55 e 200 mg/L, a água é boa, entre 20 e 500 mg/L, a água é dura(sais demais) e menos de 20 mg/L significa que a água é mole(poucos sais). Caso a água apresente valores inferiores a 20 mg/L, as células das algas que compõe o fitoplâncton não conseguem se formar por falta de nutrientes.

Determinação: kit de testes para gH(dureza geral – Ca+Mg) e kH(dureza provisória – íons de carbonatos e bicarbonatos)

Oxigênio Dissolvido

 o oxigênio é utilizado para que a energia contida nos alimentos possa ser liberada e aproveitada para as funções vitais. Existem animais que quando ocorre uma diminuição de oxigênio, conseguem acelerar o ritmo respiratório, compensando assim a falta deste elemento. Mas os peixes, de modo geral, não possuem a capacidade de regular a respiração em função do oxigênio presente na água. Por isso quando a quantidade de oxigênio dissolvido na água diminui, os peixes ficam debilitados. A temperatura da água tem grande influência na quantidade de oxigênio dissolvido, quanto < Temp, >O2, e quanto >Temp,

Formas de absorver oxigênio:

1-Ar atmosférico – o oxigênio proveniente do ar penetra na superfície líquida dependendo da intensidade do vento. Por isso, o ideal, é posicionar o maior comprimento do viveiro na direção dos ventos predominantes. Outra forma, é deixa-los cair de uma certa altura, a movimentação ajuda a misturar o ar na água. A terceira é usar aeradores.

2-Fotossíntese – devido a fotossíntese o oxigênio liberado é dissolvido na água. Assim, durante o dia, quanto mais plantas cujas folhas e talos cresçam sob a água maior o oxigênio. Obs: as plantas que crescem na superfície e tem folhas para fora d’água não estão contidas nesse grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com