TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual do Chefe de Turma

Por:   •  6/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 6

Manual 

do

Chefe de Turma

  1. A postura e a conduta do Chefe de Turma:
  1. Pontualidade e assiduidade:
  • O chefe de turma será o primeiro a chegar e o último a sair do local do CFP/GM
  • Cumprir seus compromissos não só com frequência e regularidade, mas com zelo, comprometimento e dedicação.
  1. Apresentação individual: o Chefe de Turma deve ser modelo para os demais;
  • Apresentação individual é muito importante para os Chefes de Turmas, pois são um ponto de referência para os demais alunos. O Chefe de Turma deve utilizar sempre o uniforme completo, limpo e dentro das especificações do Regulamento, além de se apresentar com o cabelo e barba, se for o caso, dentro do previamente estabelecido.
  1. Trato com a turma: exercer sua autoridade sem perder a urbanidade e a educação;
  • O Chefe de Turma não pode ser um carrasco ou ditador, mas também não pode ser desidioso em sua função. No exercício da Chefia, deve impor sua autoridade com urbanidade, educação e camaradagem.
  1. Ter papel de liderança: o líder arrasta pelo exemplo. O Chefe de Turma deve conduzir os colegas e os inspirar. Deve ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. O verdadeiro líder é respeitado pelos companheiros, e não temido. Identifica e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando as dificuldades e ajudando a superá-las. Se responsabiliza junto com a Turma pelos erros e divide a glória quando os objetivos são alcançados.
  1. Ser voluntarioso e se antecipar aos problemas: o Chefe de Turma deve sempre ser voluntário para colaborar com as ações da Coordenação, dos Instrutores, dos Professores e dos Monitores, agindo de forma proativa, ou seja, vislumbrando problemas que podem existir e se preparando para resolvê-los da melhor forma possível.
  1. Zelar pela manutenção da disciplina da turma e pelo respeito à hierarquia, bases institucionais da GMF: A disciplina e a hierarquia são bases institucionais da Guarda Municipal de Fortaleza. Portanto, o Chefe de Turma deve observar a manutenção da disciplina por parte da Turma, e o respeito à hierarquia do Curso de Formação e da própria Instituição. Na ausência do Instrutor, o Chefe de Turma é a maior autoridade dentro da Turma, e tem grande responsabilidade nesse aspecto. Se houver algum fato que atente contra a disciplina e a hierarquia, é dever do Chefe de Turma identificar o responsável e levar o caso à Coordenação, assim que tomar conhecimento.

 

  1. Exercer sua função sem se deixar levar por interesses pessoais, a bem do grupo.

  1. Entender que o grupo é mais importante que o indivíduo;

  1. Colaborar com a Coordenação, instrutores e monitores;
  1. Representar a Turma;
  1. Da Formatura Diária:
  1. Turma em forma: cobertura, alinhamento:
  • Alinhamento: a disposição cujos alunos, ficam em linha reta, voltados para a mesma frente, de modo que um elemento fique exatamente ao lado do outro.
  • Cobertura: É a disposição cujos alunos, ficam voltados para a mesma frente, de modo que um elemento fique exatamente atrás do outro.

[pic 1]

  1. Checagem da apresentação individual: cabelo, barba, uniforme, maquiagem, acessórios, etc.
  • O chefe de turma deverá ficar atento à boa apresentação de seu grupo, orientando e cobrando aos alunos os procedimentos a serem adotados.

  1. Tomada de faltas: O chefe de turma de posse da relação com os nomes de todos os alunos deverá fazer a tirada de faltas.
  1. Ao ser chamando o nome do aluno o mesmo tomará posição de sentido e bradará o número (ou o nome e se for chamado pelo o numero)
  1. Apresentação da Turma “em forma” ao professor/instrutor/coordenador/ ou outros superiores hierárquicos nas atividades curriculares, pelo Chefe de Turma, obedecerá aos seguintes procedimentos:
  1. Comandará “ GRUPO ATENÇÃO”, momento em que todos deverão ficar dispostos na posição de descansar;
  2. O candidato aluno, chefe de turma determinará “PARA APRESENTAÇÃO! GRUPO SENTIDO” todos deverão bradar o grito de guerra que será executado na mais alta vibração.
  1. Do deslocamento para a sala de aula:
  • O chefe de turma dará o comando de atenção na sequência comandará sentindo!

“Em seguida comandará base à coluna da direita, direção à sala de instrução, coluna por um, sem cadência, Marche!”

  • Após o “FORA DE FORMA MARCHE”, o grupo fará coluna por dois se deslocará para o local de instrução.

  1. Da Sala de Aula/Instruções:

  1. Ao entrar em sala todos os alunos ficarão de pé na posição de descansar aguardando o comando o chefe de turma.
  1. Chefe de turma comandará: Fileiras enumerar! Após o comando, o grupo da direita para a esquerda, de um por um tomará posição de sentindo, levantando o braço esquerdo com o punho cerrado bradará seu respectivo numero. (Objetivo Controle de Efetivo).
  1. O chefe de turma observará cada aluno bradar seu numero para que dois ou mais não bradem o mesmo numero. Tendo assim o controle correto do efetivo.
  2. Logo após a contagem se o chefe de turma ficar ciente da falta de algum aluno ficará atento à chegada do instrutor para que apresente a turma com ou sem alteração.
  1. Apresentação da Turma aos professor/instrutor/coordenador/ ou outros superiores hierárquicos nas atividades curriculares, pelo Chefe de Turma, obedecerá aos seguintes procedimentos:
  • Comandará “GRUPO ATENÇÃO”, momento em que todos deverão ficar dispostos na posição de descansar;
  • O candidato aluno, chefe de turma determinará “PARA APRESENTAÇÃO! GRUPO SENTIDO” todos deverão bradar o grito de guerra que será executado na mais alta vibração.
  • A apresentação será feita, com o candidato – aluno devidamente uniformizado, na posição de sentido, momento em que prestará a continência e pronunciará: “COM LICENÇA, SR.(A), ALUNO FULANO(A) DE TAL, CHEFE DE TURMA, APRESENTO A TURMA (designação, exemplo: GA, G2, G3...) COM OU SEM ALTERAÇÃO.

4. Durante o período de aula (Instrução):

  • O chefe de turma sempre dará assistência ao instrutor, no que concerne a material e dinâmica na sala de aula.

5. Do intervalo:

  • No inicio do intervalo o chefe de turma dará orientação no que diz respeito ao retorno a sala de aula, no horário previsto ou antes, se preciso for para dar recomendações ou algum tipo de aviso.

6. Das instruções práticas:

  1. Colocar a turma em forma:

  • Comandará “GRUPO ATENÇÃO”, momento em que todos deverão ficar dispostos na posição de descansar;

  1. Apresentação ao instrutor:
  • O candidato aluno, chefe de turma determinará “PARA APRESENTAÇÃO! GRUPO SENTIDO” todos deverão bradar o grito de guerra que será executado na mais alta vibração.
  • A apresentação será feita, com o candidato – aluno devidamente uniformizado, na posição de sentido, momento em que prestará a continência e pronunciará: “COM LICENÇA, SR.(A), ALUNO FULANO(A) DE TAL, CHEFE DE TURMA, APRESENTO A TURMA (designação, exemplo: GA, G2, G3...) COM OU SEM ALTERAÇÃO.
  1. Peculiaridades dos locais abertos: responsabilidade do Chefe de Turma; Evitar dispersão;
  • Nas atividades a serem realizadas em locais abertos o chefe de turma será responsável juntamente com o grupo pela ordem, organização e disciplina no local de instrução.
  • Nos intervalos de cada instrução o chefe de turma dará ordens ao grupamento para que não se dispersem, evitando atrasos.

7. Dos deslocamentos;

  • Sempre a comando do Chefe de turma o grupo se deslocará para onde quer que seja. Em coluna por dois ou conforme for determinado.

8. Da saída:

  1. O chefe de turma dará orientações a respeito da disciplina do dia posterior, do horário de chegada, do material previsto que o aluno deve trazer.

  1. Verificar o material didático disponibilizado e devolver os bens à coordenação se for o caso.

10. Das disposições finais:

  1. O chefe de turma dará ordem ao grupo e em conjunto com a turma fará o check list do local de instrução. Com intuito de manter a ordem, disciplina e a limpeza do ambiente de instrução.

  1. Logo após o termino da aula o chefe de turma comandará atenção! Sentido e pedirá permissão ao instrutor para a liberação da turma.

  • O candidato aluno, chefe de turma determinará “GRUPO SENTIDO” e na posição de sentido, prestará a continência e pronunciará: “COM LICENÇA, SR.(A), ALUNO FULANO(A) DE TAL, CHEFE DE TURMA, permissão para liberar a turma.

Dicas e bizus:

  1. Abnegação para o cumprimento da missão para o benefício do grupo.
  2. Empenhar-se de corpo de alma e com todas suas forças na função de chefe de turma.
  3. Chefe de turma deve ter seu relógio ajustado com o horário da coordenação do CFP/GM.
  4. Deve saber o efetivo de seu grupo/pelotão, assim facilitará na tirada de falta.
  5. Desenvolver noções básicas de ordem unida com seu grupo.
  6. Presteza na realização de suas tarefas e missões.
  7. Capacitar e valorizar cada membro do grupo para que todos tenham a capacidade de chefiar a turma.
  8. Desenvolver um diálogo com o grupo, mantendo o sentimento fraternal entre os alunos.
  9. Comunicar diretamente ao professor/coordenador/instrutor ou qualquer superior hierárquico qualquer alteração que possa prejudicar o andamento da aula.
  10. Ponto de honra: Evite ser punido.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (128.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com