TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção Preventiva

Artigo: Manutenção Preventiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 CONCEITO DE MANUTENÇÃO

O dicionário Aurélio (2006) define manutenção como: “A medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação” e ainda “Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas”. E podemos afirmar com a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 5462,1994) apud Pallerosi (2007,p.1) que define a manutenção como “combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida”.

2.2 HISTÓRIA DA MANUTENÇÃO

Podemos dividir a historia da manutenção em três períodos distintos (MOUBRAY, 1997):

Primeiro período – anterior a 2.a Guerra Mundial, denominado como manutenção da primeira geração onde a disponibilidade dos equipamentos e a preocupação pela prevenção das falhas não era prioridade. Os equipamentos eram super dimensionados, os projetos eram simples e o seu reparo de fácil execução sendo, portanto, mais confiáveis. A limpeza e a lubrificação eram

suficientes, não havendo necessidade de fazê-los de forma sistemática.

Segundo período – denominado manutenção da 2.a geração, iniciou-se na década de 1950, onde o pós-guerra gerou crescente demanda por produtos impulsionando a mecanização das indústrias, com máquinas numerosas e complexas. Planos de manutenção preventiva eram elaborados e passou a existir a preocupação com os tempos de parada dos equipamentos produtivos. O conceito de manutenção preventiva surge, então, aparecendo também a consideração de que as falhas nos equipamentos podiam e deviam ser previstas. Os custos de manutenção elevaram-se sendo necessário maior controle.

Terceiro período – iniciado em meados da década de 1970, foi denominado manutenção da 3.a geração. Neste período buscou-se novas maneiras de maximizar a vida útil dos equipamentos produtivos, passando a existir a preocupação com alta disponibilidade e confiabilidade, sem proporcionar nenhum dano ao ambiente, ter maior segurança, maior qualidade do produto e custos sob controle.

2.3 TIPOS DE MANUTENÇÃO

Podemos classificar a manutenção em quatro tipos: manutenção corretiva, manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção detectiva.

2.3.1 Manutenção Corretiva

Esse tipo de manutenção ocorre quando o equipamento já está estragado. WILLIANS (1994) afirma que “Esse tipo de manutenção é caracterizado pela atuação das equipes de manutenção em fatos que já ocorreram, sejam estes fatos desempenhos inferiores ao almejado ou uma falha. Não há tempo para a preparação de componentes e nem de planejar o serviço; isto é, manutenção corretiva não planejada é a correção da falha de modo aleatório a fim de evitar outras conseqüências.

2.3.2 Manutenção Preditiva

Segundo Moubray (1997), esse tipo de manutenção caracteriza-se pela previsibilidade deterioração do equipamento, prevenindo falhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com