TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção Preventiva

Monografias: Manutenção Preventiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos e a exigência por qualidade passaram a ser relevante para todas as empresas. Por isso, a área de manutenção tem apresentado mudanças significativas nos últimos anos, e essas mudanças podem ser vistas no número e na variedade das instalações produtivas, com projetos cada vez mais complexos, com exigências de conhecimento técnico em níveis cada vez maiores, o que demanda uma atualização constante dos profissionais da área de manutenção.

Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra falhas de máquinas e equipamentos. Através da manutenção sistêmica é possível antecipar-se e evitar falhas que poderiam ocasionar paradas imprevistas dos equipamentos produtivas. Da mesma forma, é possível se detectar uma situação onde haja expectativa de falha e programar-se para uma intervenção em oportunidade mais apropriada, sem prejudicar os compromissos de produção assumidos.

Por este motivo a área de manutenção, cada vez mais passa a ser considerada estratégica para os resultados dos negócios das empresas.

2. Definições

2.1 Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é adotada dentro do conceito de se evitar falhas, ela é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção.

A sua ação é constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros, para fazer com que sejam evitadas possíveis falhas ou quebra das máquinas/equipamentos e fazer com que eles apresentem um melhor desempenho, conseguindo-se alcançar uma maior vida útil no seu processo de produção. E ela pode ser realizada de duas maneiras (Periódica e Sob condição).

• Periódica: realizar intervenções em intervalos predeterminados, com a função de reduzir a probabilidade de quebra ou falha;

• Sob condição: com base em técnicas de análise, visando o monitoramento e a redução de possíveis problemas.

2.2 Manutenção Preditiva

É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo.

A manutenção preditiva trata-se da manutenção voltada ao planejamento, baseada na observação de alterações em parâmetros de condição ou desempenho, que tem a função de indicar a ocorrência da falha e sua evolução.

Sua aplicação é crescente em função do aumento do conhecimento tecnológico dos equipamentos, permitindo a avaliação confiável das instalações e sistemas operacionais em funcionamento. A manutenção preditiva prediz as condições dos equipamentos, e quando é acionada, são aplicados os procedimentos da manutenção corretiva programada.

As condições básicas para se adotar a manutenção preditiva são:

. Existência de conhecimento suficiente do equipamento, sistema ou instalação que permita determinar que parâmetros as serem monitorados.

. Criação de um programa de acompanhamento para analise e diagnóstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com