TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Imobiliário

Artigos Científicos: Marketing Imobiliário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 6

1. Explique a seguinte citação: “marketing é o processo de planejar, executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. (American Marketing Association) (0.35) (mínimo 3 linhas)

De acordo com o material de estudo, o individuo é motivado pelo próprio interesse e busca experiências que valham a pena, portanto cabe ao profissional em marketing elaborar ações e ideias que facilitem esse contato entre cliente e produto ou empresa. O Marketing deve facilitar essa troca livre e competitiva buscando satisfazer e cativar o cliente. Através da atividade do marketing deve-se chegar na maneira correta de como o produto em si deve ser oferecido, qual a faixa de preço ideal para ser comercializado e buscar promoções e ideias que possam criar valor e satisfazer as metas individuais e organizacionais.

2. Explique com suas palavras os componentes básicos do marketing: necessidade, produto e serviço e cliente. (0.3)

Necessidade: pode ser considerado o desejo do individuo em adquirir ou possuir alguma coisa, significa um estado de carência ou vontade que gera a motivação para o consumo de um determinado bem. Existem vários tipos diferentes de características para a necessidade:

Multiplicidade onde por mais necessidade que o individuo consiga satisfazer sempre irão aparecer outras necessidades.

Substituibilidade onde a mesma necessidade pode ser substituída por diferentes bens.

Saciabilidade significa que cada vez que a pessoa sente a necessidade a mesma vai diminuindo conforme ela vai satisfazendo a mesma, desaparecendo por completo assim que o indivíduo estiver totalmente satisfeito.

Além dessas caraterísticas ela pode ser de 2 tipos: inata que nada mais é do que as necessidades que são inerentes a nossa vontade e que são da natureza humana tais como fome, sede e sono, necessidades essas que por serem inatas são inesgotáveis, e o outro tipo que é adquirida é derivada do ambiente no qual a pessoa vive ou seja, do status social, da comunidade ou do grupo de pessoas que ela convive é que existe a necessidade adquirida.

Produto e Serviço: é o termo usado de forma genérica para exemplificar a necessidade do cliente ou o que ele realmente deseja obter, ele pode ser um bem tangível (roupa, casa, carro), intangível que são os serviços ou outro meio de satisfação como pessoas, ideias e emoções. O produto é o primeiro item do composto mercadológico ou seja é depois de definido qual o produto a ser explorado que a empresa ou o empresário deverá realizar todo o estudo que envolve a comercialização desse produto, cada produto pode exigir técnicas diferentes no que diz respeito a sua produção, comercialização e distribuição do mesmo. Já o serviço por sua vez é intangível, uma ação que vai decorrer da necessidade desejada do cliente mediante a mão-de-obra oferecida pelo indivíduo, e o mesmo possui as seguintes características: Intangibilidade ( serviços são ideias e conceitos); Perecibilidade ( se não for usado será perdido); Heterogeneidade ou variabilidade ( a ideia varia de cliente para cliente); Simultaneidade ou inseparabilidade ( os serviços são criados e consumidos simultaneamente) e Participação do cliente no processo ( oportunidades de coprodução).

Cliente: é considerada toda pessoa que decide pela compra de um determinado produto ou serviço que é oferecido por uma determinada empresa, assim ele torna-se cliente desta empresa. O cliente pode ser definido como direto e indireto, direto é o cliente que compra o produto para o uso imediato para aquilo que o mesmo serve ou também conhecido como consumidor final, e indireto, quando o cliente irá repassar esse produto para outra pessoa ou revende-lo com alguma margem de lucro esse é o intermediário. Vale ressaltar que existe a diferença entre cliente e consumidor, como disse anteriormente consumidor é aquele que compra o produto para o seu uso imediato, e já o cliente é o que compra o produto para oferecê-lo. Existe também a diferença entre cliente e pagador, olhando pelo ponto de vista comercial o cliente é aquele que possui a decisão de escolha do produto, já o pagador é aquém realmente efetua o pagamento do mesmo, como no caso do filho escolhendo o brinquedo e o pai realizando o pagamento.

3. Sobre Ambiente de mercado, responda:

a) Em sua opinião, qual a importância para o profissional de marketing estudar o ambiente de mercado? (0.3)

É de fundamental importância que qualquer profissional de marketing que deseja ter sucesso e atingir seus objetivos não só estude como conheça profundamente o ambiente de mercado no qual ele vai atuar. O mercado em um tudo pode ser definido como o conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidade podem ser satisfeitas com produtos e serviços e que dispõe de renda para adquiri-los.

Algum dos pontos importantes para se estudar o ambiente de mercado pode-se dizer que é para identificar o seu público alvo, ou seja, é direcionar suas atividades de marketing para um determinado grupo de consumidores, ofertando diretamente para eles seus produtos, ideias ou serviços, uma vez que por maior e mais estruturada que uma empresa seja ela não vai conseguir atender todas as necessidades de todas as pessoas existentes na sociedade, por isso a importância de se definir seu público alvo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com