TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacioal

Dissertações: Marketing Internacioal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  9.137 Palavras (37 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 37

Fundamentos de marketing internacional

O marketing internacional é uma parte do aspecto mais amplo do marketing, é uma aplicação dos princípios de marketing para mais de um país. Assim, a interseção entre as ações de marketing entre países é o resultado do processo de internacionalização. No entanto, existe um cruzamento entre o que é comumente expresso em marketing e marketing internacional global, que é um termo semelhante.

Alguns autores chamam de marketing internacional quando há uma ação de marketing em um, entre alguns poucos países; e marketing global quando uma ação ocorre em maior amplitude, praticamente com alcance global. JOHANSSON define marketing global como um irmão mais velho do marketing internacional, ou seja, uma extensão. "... O resultado é uma abordagem global de marketing internacional. Ao invés de focar nos marketings dos países, ou seja, as diferenças devido à localização física dos grupos de clientes, gestores. de concentrar-se em marketings de produtos, isto é, grupos de clientes que procuram os benefícios partilhados ou para ser servido com a mesma tecnologia, destacando suas semelhanças, independentemente das áreas geográficas em que estão localizados”.

Vários fatores contribuem para a maior relevância do marketing internacional, as tendências de globalização, incluindo a liberalização dos mercados de massa, o impacto da tecnologia e os métodos de rápida evolução da comunicação e da rede de distribuição. Os mercados estrangeiros estão se tornando cada vez mais importante para as empresas multinacionais e isso conduziu a uma mudança na organização e na filosofia das empresas internacionais de investigação de marketing. Os benefícios de uma abordagem internacional incluem melhor controle e coordenação da pesquisa em muitos países, a comparabilidade dos resultados de pesquisa e uma melhor compreensão das funções de marketing em nível transnacional. Ambos, clientes e agências, reconhecem que é muito mais importante possuir uma compreensão holística do ambiente operacional total (incluindo as questões políticas, econômicas, culturais, sociais, religiosas etc.) e têm melhor apreciação dos planos dos concorrentes e as atividades de pesquisa de dados convencionais de marketing.

Nossa programação de trabalho está listada a seguir, assim, você poderá ver como nossas atividades se desenvolverão:

• Aula 1 - Fundamentos de marketing global.

• Aula 2 - A globalização e o marketing internacional.

• Aula 3 - Os blocos e mercados internacionais.

• Aula 4 - Estratégias de atuação nos mercados I.

• Aula 5 - Estratégias de atuação nos mercados II.

• Aula 6 - Análise PEST.

• Aula 7 - Os diversos mercados na globalização.

• Aula 8 - A vantagem competitiva no marketing global.

• Aula 9 - Estratégias de entrada no mercado internacional parte I.

• Aula 10 - Estratégias de entrada no mercado internacional parte II.

• Aula 11 - Estratégias de entrada no mercado internacional parte III.

• Aula 12 - Segmentação em marketing internacional.

• Aula 13 - O mercado internacional no Séc. XXI.

• Aula 14 - A importância da cultura no marketing global.

• Aula 15 - O marketing mix e a distribuição internacional.

• Aula 16 - Posicionamento de produtos globais.

• Aula 17 - Cases em marketing internacional.

• Aula 18 - Incentivos e barreiras ao comércio internacional.

• Aula 19 - Fatores de sucesso no marketing global.

• Aula 20 - O marketing global como ferramenta de sucesso.

Para os efeitos desta lição sobre marketing internacional e daquelas que a seguem, marketing internacional e marketing global serão termos intercambiáveis.

O marketing internacional e as relações dos países

A interseção entre as ações de marketing entre países é o resultado do processo de internacionalização. Muitos autores vêem o marketing internacional como uma simples extensão da exportação, mediante o qual o mix de marketing é simplesmente adaptado de alguma forma em uma conta e as diferenças não tem comportamento dos segmentos e consumidores. Em seu nível mais simples, envolve uma comercialização internacional da empresa em fazer uma ou mais decisões de mix de marketing por meio das fronteiras nacionais. Em seu nível mais complexo, envolve uma empresa na criação de fábricas no exterior e coordenar as estratégias de marketing em todo o globo Para Doole e Lowe (2001) "O Marketing Internacional é uma aplicação da orientação de marketing e de recursos para comercialização de negócios internacionais".

Entender o mercado internacional envolve reconhecer que pessoas de todo o mundo têm necessidades diferentes, que os países e as pessoas formam culturas distintas. Empresas como a Gillette, Coca-Cola, BIC, e GE têm marcas que são reconhecidas em todo o globo. Embora muitos dos produtos que essas empresas vendem sejam direcionados a uma audiência global por meio de um mix de marketing consistente, é também necessário compreender as diferenças regionais, daí a importância de marketing internacional.

As organizações devem aceitar que as diferenças nos valores, hábitos, costumes, línguas e moedas significam que alguns produtos só servirão em certos países e que, além de haver mercados globais como a BIC e lâminas de barbear Gillette, e bebidas como a Coca-Cola, há importantes diferenças regionais, como por exemplo a publicidade na China e Índia que precisam se concentrar em idiomas e ícones locais. Assim como o ambiente de marketing tem de ser avaliado no país de origem, o potencial dos mercados no exterior tem de ser cuidadosamente analisado.

Assim, a globalização e o marketing internacional estão intimamente relacionados entre si. O aumento da globalização resultou em muitos problemas, inclusive no plano ético. De 1950 a 2000, o comércio mundial expandiu quase 20 vezes, superando de longe a produção mundial, que cresceu seis vezes e meia (OMC, 2001). Nessa expansão, as exportações e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com