TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacional - MIX

Dissertações: Marketing Internacional - MIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais as principais estratégias de produto e de promoção que uma empresa pode adotar ao se internacionalizar?

As principais estratégias de produto e promoção começam primeiramente com análise do mercado em que pretende entrar, e quais as implicações que este trás: dados do comportamento do consu¬midor, da concorrência e do ambiente institucional. A partir disso, se estabelece quais as melhores estratégias: estender ou adaptar estratégias de seus produtos no mercado internacional.

Variação ou adaptação podem ser desenvolver novos produtos ou promoções, sempre de uma forma continua. Adaptar poder ser manter a mesma estratégia para mesmos mercados, inclusive as que são utilizadas no mercado doméstico - padronização; ou adaptar produtos, embalagens e promoções a respeito dos produtos especifico para cada mercado - customização dos produtos

A promoção dos produtos segue a mesma linha de pensamento. E também deve considerar aspectos tecnológicos e os hábitos dos consumidores em relação aos produtos ofertados.

2. Que fatores determinam a adoção de cada uma dessas estratégias?

Na estratégia de produtos, alguns fatores determinam porque as empresas optam por customizar ou padronizar seus produtos. Antes de tudo, produtos mais simples as vezes requerem mais customizações do que produtos de mais complexos. Logo, o produto em si já se estabelece como uma razão para determinar qual estratégia pode ou deve ser tomada.

Produtos normalmente são adaptados a novos mercados por razões como: alto custo para realizar mudanças; semelhanças no comportamento do consumidor internacional versus o local; ambientes políticos, sociais, econômicos e culturais semelhantes; concorrência no segmento atua de forma semelhante; ou quando a empresa é orientada para a produção ou produto, e não para diferenciação dos mesmos.

Já as estratégias de customização aparecem quando as empresas objetivam atender com seus produtos as necessidades individuais de cada consumidor. Não há semelhanças com o mercado doméstico, tanto em questões institucionais, quanto ao comportamento do consumidor. E, por fim, a empresa é orientada para o mercado, buscando atender os desejos dos consumidores e suas necessidades particulares.

Na promoção dos produtos, sejam eles adaptados ou customizados, três fatores determinam qual o tipo de estratégia promocional será tomada: o tipo de necessi¬dade que o produto atende junto ao consumidor; as condições de uso do produ¬to, ou seja, a maneira como o produto é usado; e as condições de compra apre¬sentadas pelos consumidores.

3. Quais os principais fatores influenciam nas decisões sobre preços internacionais? Explique como cada um deles interfere nos preços.

Existem dois fatores principais que influenciam como as empresas irão operar seus preços no mercado externo: preço de custo e preço de mercado

O preço de custo engloba os custos de produção e de custos de distribuição. Este é o custo base do produto. O que ele necessita para ser feito e entregue sem que a empresa tenha prejuízos. Para cada mercado estes custos podem variar, pois mercados distantes requerem distribuições físicas mais elaboradas, porém os custos de preço não são difíceis de serem contabilizados.

O preço de mercado se refere à estratégia que empresa irá tomar quanto ao seu produto. Ele deve refletir o posicionamento competitivo da organização e estar de acordo com os valores gerados para o cliente. O preço de mercado é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com