TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Pessoal

Artigo: Marketing Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. O marketing pessoal traz conquistas não só na vida profissional, mas também na área pessoal. O bom marketing pessoal está diretamente ligado à atitude do indivíduo. Não basta apenas ele gostar do que faz e fazê-lo bem feito. É preciso projetar no mundo a sua imagem e, mais do que isso, ver a si próprio no futuro. A aparência, postura, voz, elegância e confiança que o profissional tem em si e a forma como ele se expressa é que vão formar a sua atitude perante a vida e a sua imagem para o mundo.

A utilidade do marketing pessoal reside na capacidade de ser prático, de agir, de executar bem o seu trabalho, sabendo vender a sua competência e o seu marketing pessoal. Para isso é preciso aproveitar as oportunidades, criar momentos mágicos, fazer mais do que aquilo que é necessário com todas as pessoas à sua volta, conquistando o próprio espaço e procurar adaptar-se às novas realidades e tendências do mercado, através da aquisição de novas competências e habilidades pessoais e profissionais.

O marketing pessoal envolve a própria personalidade, a imagem pessoal, postura, rede de relacionamentos, a comunicação e o reconhecimento pelos outros.

[…] O Marketing Pessoal é geralmente adotado por políticos, artistas, esportistas e outros profissionais cuja atividade pressuponha grande projeção e reconhecimento popular, ou que, por interesse pessoal, desejem se tornar celebridades. Ex. (Chris Brown, Cristiano Ronaldo, Fátima Lopes)

No contexto do marketing pessoal, cada pessoa, com as suas ideias, atitudes e comportamentos, deve ajustar os seus pontos fracos e fortes às ameaças e oportunidades existentes no mercado de trabalho. Assim, como pessoa e profissional deve ser fléxivel, adaptando-se às mudanças do ambiente interno (ideias, princípios, atitudes, comportamentos, etc.), ou seja, ao que somos realmente, bem como, a tudo o que se processa no ambiente externo (empresas, instituições, economia, meio ambiente, leis de mercado, tecnologias de comunicação, etc.)

“ McCaff rey teoriza que o marketing pessoal passa por quatro fases:

• A criação de uma imagem pública bem definida.

• O estabelecimento de relações pessoais de máxima eficácia.

• A “venda” pessoal; a conquista de “clientes”.

• Uma permanente preocupação com a satisfação dos clientes conquistados.”

A imagem pública de uma pessoa contribui em muito para o impacto pessoal desta, para com todo o sistema de trocas sociais em que vive, pois, todas as pessoas, constantemente, tentam vender as suas ideias, opiniões, produtos ou serviços. Assim, as atitudes, comportamentos, opiniões podem transpor mais ou menos credibilidade, honestidade, confiança e profissionalismo, que vão influenciar toda a aceitação social. Outro fator fundamental para o fortalecimento de uma imagem de credibilidade e confiança consiste na transmissão congruente entre as mensagens transmitidas e a realidade produzida.

No que diz respeito à “venda” pessoal, esta está presente em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com