TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social

Ensaios: Marketing Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

SÚMARIO

Introdução................................................................................................4

Desenvolvimento de estudo de Caso......................................................5

Conclusão..............................................................................................12

Referencias............................................................................................13

INTRODUÇÃO

Desenvolve-se aqui uma produção textual de um caso de ensino de marketing social onde narra a criação e a implementação de campanha de marketing social, com foco principalmente na escolha e no desenvolvimento de parâmetros de mensuração de campanha, onde vamos relatar uma parceria de uma empresa de comunicação (MTV) entre a Administração Pública (DETRAN) com projetos de apoio e conscientização à segurança no trânsito direcionada principalmente aos jovens.

DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DE CASO.

Vitor Faccioni, diretor executivo do Grupo VIT, ao término de uma reunião de planejamento com seu cliente DETRAN-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) que faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) olhou para suas anotações e pensou: “Tenho certeza de estar no caminho certo em nossos projetos de apoio à segurança no trânsito, mas é hora de começar a pensar em como transmitir essa certeza ao cliente e à sociedade...”. Uma preocupação que lhe vinha à mente era a de que empresas concorrentes (outras emissoras de televisão) vinham assediando o cliente com o intuito de também conseguirem projetos...

Tendo em mãos o desafio de provar que valia a pena trabalhar com a empresa de televisão MTV (Music Television) com o projeto de apoio à segurança no trânsito. Além de tudo as verbas do Governo eram escassas e poderiam migrar para outros projetos se o diretor não conseguisse mostrar, em dados objetivos, que o investimento era importante. O Grupo VIT é o representante da MTV no Rio Grande do Sul, e o DETRAN/RS, da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com seu projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) ligado à segurança no trânsito, a MTV/RS tinha nas mãos uma estratégia exitosa com o DETRAN/RS, em que a MTV assinava com o cliente a campanha e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa.

Apesar da boa receptividade do projeto até o momento, nem tudo eram flores para a equipe de Vitor. Alguns problemas e desafios se colocavam em seu cotidiano: A verba limitada do cliente, o governo, em virtude de cortes de orçamento feitos pela Assembléia Legislativa, obrigando as campanhas a ter qualidade, mas custo baixo de produção e veiculação:

“O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide com o ano civil.”

O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um Governo em um determinado exercício, geralmente compreendido por um ano. No entanto, para que o orçamento seja elaborado corretamente, ele precisa se basear em estudos e documentos cuidadosamente tratados que irão compor todo o processo de elaboração orçamentária do governo.

“O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As Dívidas Públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.” Marcus Tullius Cícero - Roma, 55 A.C.

O Orçamento Público no Brasil (Orçamento Geral da União) inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei. O documento contém a estimativa de arrecadação das receitas federais para o ano seguinte e a autorização para a realização de despesas do Governo.

De acordo com assistente de Marketing Cristine Carniel, em se tratando de causas sociais o ideal a ser feito em relação à determinação da medida dos resultados é criar um passo a passo onde devemos salientar que todos eles possuem suas vantagens e desvantagens;

• Tendo assim como início testar o conceito da campanha através da sociedade que é o alvo a ser atingido, sendo estes mediados por um profissional da área de marketing e um da respectiva área de psicologia, a esse dá se o nome de grupo focal, ao testar a campanha antes de seu lançamento evita-se assim o desperdício de gastos;

• A próxima fase e a propaganda boca a boca é uma boa opção, por se basear em depoimentos espontâneos das pessoas;

• A terceira forma é medir o grau de lembrança do público alvo, podendo ser realizada através de uma pesquisa;

• Conferir o nível de exposição na mídia gratuita, e em espaço editorial de outros veículos;

• Detectar o volume de adesões à campanha, ou seja, quantas pessoas foram atingidas;

• Verificar se os objetivos técnicos da campanha foram atingidos com Satisfação do cliente contratante.

Salienta-se que a mídia é um importante fator influenciador de pessoas além de informar os cidadãos sobre os mais variados acontecimentos, exercendo perante a sociedade um papel construtor de novas motivações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com