TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social

Exames: Marketing Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Nos últimos anos percebeu-se um aumento na demanda de campanhas e ações de caráter social por parte das grandes empresas. Essas ações são denominadas de marketing social e divide-se em duas áreas: o marketing a favor de causas sociais e a responsabilidade social.

Assim, define-se marketing social por:

Um programa de Marketing para causas sociais pode ser desenvolvido por meio de uma aliança estratégica entre uma empresa e uma organização voluntária ou beneficente comprometida com a área de interesse social definida ou diretamente em benefício da “causa” em si. Seja qual for o procedimento escolhido, a adoção de uma “causa” pode dar a uma marca um “credo” ou “sistema de crenças” e resultar numa percepção e intenção de compra significativamente melhor, por parte do consumidor. (THOMPSON e HAMISH, 2000, p.03)

Entendendo por marketing a favor de causas sociais: as campanhas realizadas com base em problemas que afligem a sociedade, como discriminação racial, a exclusão social e o aquecimento global entre outros. Já por responsabilidade social: campanhas que uma determinada empresa realiza com o intuito de ajudar uma instituição, estas campanhas na maioria dos casos remetem a venda de um produto ou serviço que tem parte da renda revertida em prol da instituição.

Esse estudo apresenta as duas formas de marketing social e em seguida aborda a causa da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a forma como a mesma foi divulgada, nas redes sociais nos últimos meses e qual a repercussão disso, em um primeiro momento envolvendo a ALS Association, organização internacional de pesquisa e assistência para os portadores da doença, e as demais organizações que se envolveram pela mesma causa. Levando em consideração também as empresas e os formadores de opinião que abraçaram a ideia.

Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre o marketing social e suas segmentações: causa social e responsabilidade social, e apontar a forma como grandes empresas se envolveram na campanha do balde de gelo e quais foram os resultados percebidos durante o tempo que a campanha se viralizou nas redes sociais.

Neste sentido pretende-se: coletar e analisar os dados sobre a ação de marketing em que se envolveu a Esclerose Lateral Amiotrófica e dar a definição exata de qual das áreas do marketing social ela pode ser inserida, pesquisando e definindo bibliograficamente ambos aspectos.

A realização desse trabalho se faz importante para apresentar a sociedade não só as definições do que é marketing social, mas também o quanto essas ações auxiliam e até mesmo dão melhores condições aos que delas fazem uso , mostrando com clareza e exatidão o que os dois segmentos do marketing podem atingir e colaborar.

Objetivando expor a contribuição do Marketing Social, este trabalho foi dividido em dois capitulo: o primeiro constituído da fundamentação teórica e uma breve literatura acerca dos problemas que envolvem este estudo, definição de marketing, marketing social e a distinção entre o conceito de marketing para causas sociais e responsabilidade social, relatando os benefícios de cada tipo.

No segundo capitulo, neste trabalho realiza-se um estudo de caso sobre a campanha denominada: Desafio do balde de gelo, apresentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com