TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social

Dissertações: Marketing Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Atualmente muito se tem falado sobre o marketing, pois ele é muito importante dentro das empresas e vem crescendo a cada dia, com o crescimento do terceiro setor,tanto em volume de recursos financeiros quanto em relevância social e política, e sua conseqüente profissionalização, as modernas técnicas de gestão de negócios foram incorporadas à área social. Tudo isso refere-se ao marketing social que é o emprego do planejamento de mercado, estratégia, análise e técnicas gerenciais tradicionais e inovadoras para o bem estar do indivíduo e da sociedade. É uma ferramenta democrática eficiente usada para criar um maior valor à proposta social, redescobrindo o consumidor por meio do diálogo interativo gerando condições para que se construa o processo de reflexão, participação e mudança social. A parceria do setor privado com as empresas públicas mostra-se aliados na segurança do trânsito. A educação no trânsito é um dos maiores desafios que estar sendo enfrentado pelos governos nacional,estadual e municipal que trabalham para garantir as mínimas condições aos usuários das vias. Muitos trabalhos são desenvolvidos com o governo e empresas privadas. Buscamos mobilizar a sociedade e seus representantes nas ações e nas campanhas pertinentes à educação no trânsito, para que venham atuar junto com o órgão público,pois para podermos vencer esta luta somente envolvendo a sociedade ainda teremos um longo caminho a percorrer e, por esta razão,devemos apostar na juventude. Conseguir que os meios de comunicação (tv,rádio,jornais,internet) sistematicamente se envolvam nas campanhas. Campanhas governamentais para desencorajar os motoristas de beber.Ao longo dos anos,essas campanhas tornaram-se mais dirigidas para os amigos dos motoristas que bebem,sugerido comportamentos adequados,como tirar as chaves daqueles em estado perigoso e designando um motorista para o grupo.Por isso que o marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços da tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.

2 DESENVOLVIMENTO

De fato, a linha-mestre para mudar a realidade ou pelo menos amenizá-la, a sociedade deve ser mobilizada,começando pelos órgãos que tem responsabilidade direta sobre o trânsito e estendendo-se para todos os cidadãos. Os objetivos das campanhas sobre segurança no trânsito mostra que é possível mudar a realidade trágica do nosso trânsito basta olhar para si mesmo e transformar pequenas atitudes no dia erradicando comportamentos que levam a situações de risco.

O marketing para causas sociais é,portanto um desdobramento da responsabilidade social no mundo corporativo,podendo ser definido “como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante em benefício mútuo”(PRINGLE;THOMPSON,2000,p.3)

2.1. cara DAS DUAS EMPRESAS ENVOLVIDAS NO CASO:

Duas empresas muito importante unidas com um único objetivo realizar uma campanha sobre o trânsito.O grupo VIT que é o representante da MTV uma grande emissora de televisão voltada para os jovens essa MTV do Rio Grande do Sul conseguiu mais uma vez o contrato da campanha de segurança do trânsito, com o apoio e confiança do Detran-RS ,da autarquia executiva de trânsito do governo do Estado do Rio Grande do Sul.Vitor Faccione formado em administração com MBA em marketing estar muito feliz por conseguir por mais um ano a realização da campanha do Detran principalmente por desbancar muitos concorrentes (outras emissoras de televisão).A parceria dessas duas empresas sempre deram certo no ano de 2006 a MTV recebeu prêmios e além disso a emissora já tinha sido responsável por várias campanhas.A primeira campanha realizada em 2003 foi um sucesso com programetes voltados a prevenção de acidentes no trânsito,uniram-se ao rock e atitude inspirado no refrão “se quiser se eu te leve,eu aprendo a dirigir”no hit “Melissa” com conselhos bem humorados sobre como evitar acidentes no transito.A segunda campanha em 2004 foi inspirada na estética do filme Dogville.A terceira campanha em 2005 as vinhetas abordavam soluções para o trânsito na cidade,muito bem criativa pois tiveram participações de pedestres,ciclistas e motoristas que todos deveriam responder a perguntar”como melhorar o trânsito da minha cidade”? Essa campanha foi muito receptiva e o público jovem identificou-se pois eles se sentem responsáveis pelo o trânsito participaram com respostas super criativas e mostrando sempre que a MTV possuía idéias maravilhosas.Com a parceria dando certo o resultado não poderia ser outro com o slogam “no trânsito você sempre é parte da solução” a MTV foi agraciada no início de 2006 com o troféu regional sul categoria imprensa do 16 prêmio volvo de segurança no trânsito.E com isso surgiu mais uma campanha a quarta em 2006 a solução estar em sua atitude e a sua colaboração é fundamental para a prevenção dos acidentes de trânsito,as histórias foram criadas em cima de uma linguagem usada pelos jovens.Com as parcerias firmadas dessas duas empresas Vitor não queria perder a fórmula desse sucesso e buscava sempre novos objetivos principalmente como transmitir mais uma campanha importante para seu cliente (DETRAN/RS) e a sociedade tendo em vista um grande desafio agradar seu público alvo que seria os jovens.Entretanto Vitor ainda tinha que mostrar para seu cliente que valeria a pena trabalhar com a MTV,principalmente com um espírito de parceria a MTV só cobrava a produção e não tinha dinheiro para investir na campanha e ainda tinha as outras emissoras que queria o projeto para investir na campanha e além disso as despesas superaram as receitas então o governo ficou impossibilitado de executar o orçamento público.

2.2. ORCAMENTO PÚBLICO:

É um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. Na atualidade o conceito estar intimamente ligado à previsão das receitas e fixação das despesas públicas. O orçamento público é uma lei elaborada na assembléia legislativa no qual o poder legislativo autoriza o poder executivo. O poder executivo envia as propostas para o poder legislativo votarem,cada uma dessas etapas possui prazos para o governo (poder executivo) enviar ao poder legislativo e para os deputados estaduais,federais e senadores aprovarem o orçamento. Com a verba limitada o andamento da produção obrigou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com