TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing (branding)

Pesquisas Acadêmicas: Marketing (branding). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

Marketing

1 - O que é branding e qual a sua importância para a Engenharia de Produção?

O branding, nada mais é do que o construir e administrar uma marca através de todos os pontos de contato afetivo vivenciados pelo usuário. A sua importância é a de:

 Referência: Facilita que os consumidores se posicionem claramente em seu segmento de produção, permitindo-lhes classificar os produtos vistos.

 Utilidade: Permite economia de tempo e energia na recompra de produtos ou serviços com os quais o consumidor assume uma relação de lealdade.

 Garantia Otimizada: Segurança de encontrar níveis de qualidade constantes em todo lugar e a todo o momento.

 Personalização: Permite sentir-se confortável com sua auto-imagem e com a imagem que transmite aos demais.

 Permanência: A satisfação nasce da familiaridade e da intimidade na vinculação com a marca mantida, muitas vezes durante anos.

 Ética Hedonista: A satisfação com a estética e com o desenho e comunicação da marca. Satisfação com o uso de uma marca que mantém um comportamento responsável com a sociedade (ecologia, trabalho, cidadania, publicidade adequada).

2 – De que modo o branding pode melhorar o valor de marca?

O branding pode melhorar o valor das marcas levando-as além da sua natureza econômica, fazendo com que essas adentrem na vida dos consumidores e passem a fazer parte da sua cultura.

3 – O que é a identidade visual e quais são os seus elementos?

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Os seus elementos podem ser:

 Símbolo: Elemento representativo visível que por analogia substitui um objeto, conceito, ideia ou qualidade.

 Logotipo: Refere-se à forma particular de como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica.

 Logomarca: De modo geral é visto como a fusão do símbolo + a marca.

 Percepção: A ciência da percepção investiga como os indivíduos reconhecem e interpretam os estímulos sensoriais.

 Nome: É um vocábulo ou locução que a te a função de designar algo (pessoas, animais, grupo de pessoas, etc..)

 Termo: É uma palavra, expressão ou frase utilizada para passar ideias aos clientes do que o seu produto proporciona.

4 - Defina autoconceito e reflita de que modo o consumidor utiliza a marca para firmar seu autoconceito.

É a autoimagem de uma pessoa, ou seja, como ela se vê. São as crenças sobre seus próprios atributos e como a pessoa avalia essas qualidades.

5 – Explique a concepção de consumidor defendida pelas teorias econômicas de comportamento do consumidor.

Segundo essa visão, o consumo é ditado por escolhas racionais sobre a disponibilidade dos produtos e dos recursos necessários para obtê-los. O homem tem infinitos desejos, mas limitadas possibilidades de satisfazê-los. Por isso, tem de escolher produtos e serviços que lhe dêem o máximo de satisfação. Segundo alguns teóricos, a capacidade de tirar satisfação de um bem diminui à medida que o homem consome. Essa é a premissa da utilidade marginal. Desejar imensamente um produto fará que ele seja valorizado ao obtê-lo. Em uma segunda compra, porém, seu valor e sua utilidade poderão diminuir. Quando o consumidor perceber que está gastando o mesmo valor por uma utilidade menor, poderá migrar para outro produto.

6 - O que você entende por marca?

Marca é a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizados num logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor. Trata-se de um sistema integrado que promete e entrega soluções desejadas pelas pessoas. Também é o nome ou sinal pelo qual sua empresa é conhecida no mercado. Ou até mesmo como um serviço específico é diferenciado e reconhecido pelos consumidores.

7- Quais são os Benefícios do gerenciamento de marca?

• Permitir a colaboração global através de uma única fonte de informações do produto;

• Responder às alterações de modo rápido e preciso;

• Reduzir os custos através da padronização e da reutilização precisa de componentes de embalagem e arte de capa, ingredientes, matérias-primas e informações de marca;

• Melhorar a produtividade com informações de fórmula, embalagem, arte de capa e marcas unificadas com o restante da empresa;

• Capacitar o crescimento da marca impulsionando a eficiência e a consistência globais para todos que interagirem com a marca.

8-Diferencie imagem de marca e identidade de marca.

A identidade da empresa é aquilo que ela pretende ser, suas aspirações, personalidade e promessas ao consumidor. Imagem é a maneira como os consumidores percebem a marca. Quando a percepção dos consumidores coincide com a identidade, isto é, quando o que o público pensa da marca é aquilo que a empresa gostaria que ele pensasse, identidade e imagem estão ajustadas. Nesse caso, existe clareza, empatia e confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com