TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.150 Palavras (17 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 17

TRABALHO CONCLUSÃO

A PSICOPEDAGOGIA E OS VINCULOS AFETIVOS

Resumo: Este artigo representa uma possibilidade de pensar a psicopedagogia como um caminho capaz deproporcionar ao aluno alternativas de superação das vivências que atrasam o seu processo de desenvolvimento intelectual e cognitivo e assim favorecendo uma  aprendizagem significativa. Portanto este estudo vem mostrar que a dimensão afetiva é fundamental para a formação pessoal onde à condição humana requer o fortalecimento dos vínculos afetivos entre as pessoas. Nesta perspectiva, a afetividade é indispensável no ambiente escolar, onde a relação entre professor e aluno seja sedimentada no respeito mútuo e no diálogo. Desta forma, o conhecimento acontece a partir do momento que o aprendiz se reconhece como sujeito ativo da construção daquele e o professor exerça o papel de mediador das informações. Assim a fundamental teórica da psicopedagogia será um instrumento e uma alternativa para estabelecer diretrizes e definir horizontes para fortalecer os vínculos sócios afetivos.

PALAVRAS CHAVES: psicopedagogia-desenvolvimentro-aprendizagem-vínculos-humana-diálogo-mediador

  1. - INTRODUÇÃO

A humanidade alcançou um estágio de desenvolvimento científico tão extraordinário, aonde a tecnologia vem, de forma acelerada, separando as pessoas. Houve uma quebra de paradigma onde o dualismo do pensamento cartesiano não tem mais razão de ser e entramos não era do mundo dominado pela tecnologia e pelainformação. As pessoas estão substituindo o diálogo pela comunicação através das redes sociais. Infelizmente, o homem estar deixando a sua condição humana e se tornando um sujeito submisso à produção científica.

 Novos conhecimentos são necessários para a sociedade contemporânea, pois conhecimentos que antes eram tidos como absolutos; hoje são questionados, seus argumentos foram contestados e perderam credibilidade. Precisa-se construir e discutir novas verdades que correspondam a nova ordem econômica e científica. Portanto, são necessários novos saberes( ANTUNES,2005).

Produzir conhecimento implica em discussão, negação, afirmação, diálogo, enfim criação de novas teorias e comprovação através de método científico as suas veracidades.

Na verdade será uma quebra de paradigma, onde uma realidade é tida como velha e ultrapassada e, neste momento, superada por uma nova verdade que anula e nega outra, anteriormente, dominante.

E o que é paradigma?

Conforme MORAES ( 1997. P.31):

Paradigma, na ótica de Kuhn, é uma realização científica de grande envergadura, com base teórica e metodológicaconvincente e sedutora, e que passa a ser aceita pela maioria dos cientistas integrantes de uma comunidade. É uma construção que põe fim às controvérsias existentes na área a respeito de determinado fundamentos. A partir do momento em que existe consenso por parte de um grupo de cientistas sobre determinadas ocorrências ou fenômenos, começa sinergia unificadora ao redor da nova temática ( Moraes, 1997.p.31).

Entende-se que Paradigma é um conjunto de verdades aceitas pela comunidade científica e que apresenta como fundamentos que constituem este conjunto.

Refletindo sobre quebra de paradigmasignifica mudanças na práxis e voltando para o campo educacional representa uma prática pedagógica, um novo ensinar, outra proposta educacional que compreenda o aluno na sua totalidade, onde ele faça parte de umarealidade indivisa, coexista unidade do conhecimento e o pensamento sistêmico ( MORAES, 1997), como sendo um ser dotado de inteligências diversas, com diferentes estilos de conhecimento.

Ainda, conforme MORAES ( 2003), na sua obra Educar na biologia  do amor e da solidariedade que propõe um olhar diferente sobre a aprendiz continua a desenvolver sua teoria de mudanças e transformações da verdade científica e provoca uma discussão sobre a escola que queremos e teremos para gerações futuras. É que esta nova escola, segunda a autora, necessariamente tem que ser uma escola viva onde o alunodeixa de ser um organismo passivo e torne-se um sujeito ativo de sua aprendizagem.

É importante ter uma educação fundamentada na afetividade onde os seres envolvidos no processo educacional interajam de forma que as emoções se manifestem para consolidar o ato de aprender.

         Mediante este contexto social onde as relações interpessoais acontecem segundo a ordem tecnológica, Desta formaas relações no ambiente escolar, também, não poderia fugir à regra e escapar daquelas transformações sociais. Assim as relações interpessoaisneste espaço social não acontecem segundo uma perspectiva amorosa. A relação alunos e educadores seguem uma hierarquia de poder, submissão e compromissos. Estas circunstâncias criam um ambiente repleto de conflitos que prejudicam enormemente o processo de ensino e aprendizagem e como consequências desmotivação dos alunos, insatisfação dos professores e, obviamente, o fracasso escolar.  

E para contornar estas dificuldades que estão presentes no cotidiano escolar vamos buscar na fundamentação teórica da psicopedagogia o caminho para definir estratégias e procedimentos com a finalidade de ofertamos um a educação integral e de qualidade para os nossos adolescentes. Também, a psicopedagogia compreende que a aprendizagem é uma atividade de indivíduos ou grupos humanos que apresentação modificações na sua personalidade. Portanto, é preciso estabelecer uma relação afetiva entre as pessoas envolvidas no processo educacional. Portanto cabe ao psicopedagogo definir ações e intervençõespedagógicas eficientes na resolução dos problemas de dificuldades de aprendizagem dos alunos. O psicopedagogo deverá estar consciente que o seutrabalho é fundamental para que a escola viabilize recursos para atender as necessidades de aprendizagem dos seus alunos. E como a aprendizagem acontece a partir da motivação logo se faz necessário que o educando esteja inserido num ambiente alegre e acolhedor.

REFERENCIAL TEÓRICO

        Este trabalho terá como fundamentação teórica o trabalho de Henri Wallon que escreveu sobre afetividade, da produção de Lev SemenovichVigotski que desenvolveu seu pensamento sobre a aprendizagem com ênfase no interação social  e na obra Educar na Biologia do Amor e da Solidariedade de autoria de Maria Cândida Moraes  

O DESENVOLVIMENTO DOS VINCULOS AFETIVOS NAS CRIANÇAS.

O Dicionário Aurélio(1994) define afetividade da seguinte maneira:

“Um conjunto de fenômeno do psíquico humano, que se manifestam através das emoções, sentimentos e paixões acompanhadas sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza”. (Aurélio, 1984 p. 80).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com