TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

                                            [pic 1]

Curso em Matemática

Prática de ensino no ambiente educativo (PE:vae)

Postagem 1: Atividade 1

Plano de Aula- EF II

Julio Cesar Lourenço de Araujo Evangelista - RA: 1401846

Renata dos Santos Yamanaka Ferreira- RA: 1415336

Sheila Ferreira-RA: 1405855

Polo Garça

2015

Disciplina: Matemática

Duração: 2 aulas sequênciais.

Público Alvo: estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II

Objetivos: Promover autonomia no uso do método de “Bhaskara” na solução de uma equação do 2º grau, compreendendo sua aplicabilidade, utilidade e processo social de construção do conhecimento matemático, sistematização e uso de conceitos referentes ao respectivo conteúdo.

Conteúdos: Equação do 2º grau via “Bhaskara”.

Recursos: Diante das possibilidades, será feito o uso de uma lousa digital, lousa regular (com uso de cores diferentes) e projetor multimídia.

Desenvolvimento:

Inicialmente é feita uma breve revisão dos conceitos já estudados a respeito dos modos de solução de uma equação do 2º grau já trabalhados, como a solução de uma equação incompleta, solução geométrica e “soma e produto” ou Girard (para valores inteiros), por meio da qual é realizada uma sondagem ou levantamento prévio do conhecimento dos alunos, o que norteia a flexibilidade das ações do plano formulado.

Os alunos assistem ao vídeo “Esse tal de Bhaskara”do Projeto Matemática Multimídia disponível no site Youtube, com duração de 12 minutos, que ilustra o processo social de construção do objeto de estudo, contribuindo para a formação de significação dos conceitos a serem abordados no decorrer da aula.

Por ser este um conceito estudado na álgebra, os alunos são questionados sobre o que vem a ser álgebra e sua origem, e após ouvir suas sugestões, é explanada sua origem no livro “ Kitab al-Jabr wa-l-Muqabala” do Matemático árabe “Abū ‘Abd Allāh Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī”, trazendo contribuições da história da matemática para a significação dos conceitos a serem abordados.

Após esta “roda de conversas”, ou seja, este diálogo inicial no qual a dimensão histórico cultural dos conteúdos é abordada, questionada e discutida, os alunos são questionados sobre as raízes de uma equação do segundo grau que não possa ser facilmente solucionada pelos métodos estudados anteriormente, logo, os alunos são apresentados à necessidade de um modo genérico para a solução de uma equação do segundo grau, um método que possa ser aplicado a toda e qualquer equação do segundo grau, incluindo às equações quadráticas cujas soluções podem não ser inteiras ou racionais.

Por meio de uma dinâmica o aluno aprenderá a identificar os coeficientes numéricos de uma equação, nessa dinâmica que dura menos de 5 minutos é contada uma “breve história” na qual o expoente do “x” é colocado como um “bebezinho” e então é feito um “oceano de coeficientes” para que em conjunto os alunos pratiquem a identificação dos coeficientes numéricos de uma equação quadrática genérica.

Também de modo dinâmico os alunos aprendem a substituir os valores dos coeficientes numéricos, introduzidos por François Viète, no cálculo do discriminante (delta), e posteriormente na determinação das possíveis raízes, além de refletir sobre o fato de a primeira etapa ser denominada “delta”.

As “fórmulas” do método Bháskara são aprendidas por meio de  uma “musica” ou uma simples fala “ritmada” (facilmente encontrada na internet), fazendo do momento de aprendizado um momento divertido, dinâmico, interessante e inesquecível.

São resolvidos três problemas que envolvem o conceito abordado em sua solução. Com a solução de alguns exemplos, os alunos terão 20 minutos para praticar o método estudado e esclarecer dúvidas; neste momento é importante que o professor se direcione às carteiras dos alunos, percorrendo toda a sala, e avaliando continuamente os alunos que possuem alguma dificuldade e fornecendo um atendimento individualizado e personalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com