TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica A Psicopedagogia

Por:   •  2/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicopedagogia é considerada a área que tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, seu objetivo é facilitar o processo de aprendizagem e a autossuficiência dos indivíduos, procurando identificar e compreender as dificuldades que pode dificultar a aprendizagem. O profissional da Psicopedagogia esta percebendo que a cada dia seu trabalho esta sendo fundamental para auxiliar nas  dificuldades de aprendizagem seja ela em escolas, hospitais, clinicas ou empresas, onde seu foco principal é a aprendizagem do ser humano.

Cada individuo é responsável pelo seu próprio desenvolvimento, construindo seus conceitos Através de vivências, assim vai adquirindo novas  experiências, nesse momento as vezes são encontradas barreiras onde ele não consegue identificar e analisar, e é necessária a intervenção de um Psicopedagogo, que em sua formação ele observa, analisa, diagnostica, trata as dificuldades encontradas.

Como diz Ausubel:

Se eu tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um único princípio, diria isto: O fator isolado mais importante que a influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos. (AUSUBEL, 1980).

O psicopedagogo pode trabalhar em três diferentes vertentes: a psicopedagogia clínica ou curativa, com objetivo de devolver ao sujeito com dificuldade, o desejo de aprender, a psicopedagogia educacional facilitando o processo de aprendizagem atenuando ou evitando os problemas de aprendizagem , e a psicopedagogia da pesquisa científica, com o objetivo de contribuir e aperfeiçoar através de estudos e novas descobertas o trabalho junto aos aprendizes.

O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter preventivo, clínico, terapêutico ou de treinamento, o que amplia sua área de atuação. A psicopedagoga clínica é onde o profissional trabalha especificamente tratando da dificuldade a fundo, trabalhando com atendimentos diferenciados, sendo uma forma de terapia, mesmo em clínica, o psicopedagogo trabalha com a equipe multidisciplinar, como a Fonoaudióloga, Neurologia, Fisioterapia, Psicologia, e Medicina em geral.

A primeira coisa que um psicopedagogo faz é (anamnese) com os pais e/ou responsáveis, isso é muito importante. Pois segundo Weiss (2003), o objetivo da anamnese é “colher dados significativos sobre a história de vida do paciente.” E somente após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para ajudar no tratamento. Para a sua análise com a criança, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. Na maioria das vezes, a criança não consegue falar, expor de seus sentimentos, aflições e problemas e é através dos jogos, brincadeiras e principalmente os desenhos, que ela consegue expressaras suas ansiedades e dificuldades. Para Arfouilloux,( 1988), muito mais que o “brinquedo, o desenho da criança fascina. A criança desmancha o seu brinquedo quando o adulto chega, mas o desenho permanece como coisas escritas. Ele é um traço, é um testemunho” . Além do trabalho com a criança, o psicopedagogo vai orientar os pais e a escola indicando a melhor atitude a ser tomada. Pois só com a integração da tríade (aluno x pais x escola), irão conseguir construir ótimos resultados. São com esses objetivos que os profissionais conseguem ter o contato com esse indivíduo que precisam de ajuda, compreensão, tratamento ou até mesmo a família que precisa entender a sua criança/jovem com dificuldade, o psicopedagogo faz esse trabalho visando o aprendizado nesse mundo que exige muito das pessoas, contribuindo plenamente com um significativo programa de atividades, acompanhamentos, análises, jogos e brincadeiras que proporcionem o entendimento e ao mesmo tempo sejam descontraídas, atraentes, para que o seu paciente ou aluno sinta satisfação ao estar aprendendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com