TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Na Contabilidade

Trabalho Universitário: Matematica Na Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Prof. Marcelo Campos

Sistemas de Informação Contábeis

Lista de exercícios 1

Kamilla Silva Corrêa

1. O que é sistema, e quais seus componentes?

Sistema consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações que conversão entre si de acordo com um programa (software) para se desempenhar o objetivo desejado. Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais. hardware, software, informações, usuários, procedimentos ou tarefas e por fim documentação.

2. Qual a necessidade de conhecer o objetivo de um sistema?

Os sistemas fortalecem o plano de atuação das empresas. As informações são mais rápidas, precisas e principalmente úteis para o processo de tomada de Decisão garante uma estruturação de gestão diferenciada. Tende se conhecer o objetivo do sistema, pois quando não se conhece pode ter um mau uso do mesmo desde ser para beneficio pode ser malefício da própria empresa.

3. Qual a diferença entre “sistema aberto” e “sistema fechado”.

Caracterize a empresa como um sistema aberto.

Sistema aberto é a interação da empresa com a sociedade e o ambiente onde ela atua caracteriza essencialmente o chamado sistema aberto e já o sistema fechado é o sistema que independe do meio externo para o desenvolvimento das suas funções. Os sistemas abertos nas empresas envolvem a idéia que determinados são traduzidos em sistema e processados que de cujo processamento resulta bens ou serviços a serem fornecidos ao mercado. Enfim a empresa busca recursos no ambiente, processa-os com ajuda dos recursos interno se devolve ao ambiente na forma de bens ou serviços.

4. Conceitue Tecnologia da Informação. Dê exemplos práticos de utilização em uma empresa?

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas conseguem determiná-la por completo. Um exemplo de guia pratica é controle de estoque, skipe, e tals.

Prof. Marcelo Campos

Sistemas de Informação Contábeis

5. Caracterize o valor da informação para uma empresa e como pode ser utilizada em um processo decisório?

Os sistemas de suporte da decisão são munidos de grande quantidade de dados e ferramentas de modelagem, permitindo uma flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de resposta rápida ao nível gerencial da organização. Esses sistemas que possuem interatividade com as ações do usuário, oferecendo dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados e focando a tomada de decisão. Os sistemas de suporte a decisão oferecem recursos cruciais que viabilizam o suporte às decisões de nível gerencial. Exemplo de um novo investimento as decisões serão programadas e normalmente oferecerão quais serão os grau de risco .Em se tratando das decisões tomadas sob certeza, o decisor tem conhecimento das conseqüências ou resultados de todas as alternativas, sendo assim, pode escolher a melhor dentre as alternativas propostas pelo sistema.

6. Quanto custa não ter a Tecnologia da informação, explique com exemplo ?

No nosso meio de concorrência custa muito não ter tecnologia na empresa como a equação tempo = dinheiro A Tecnologia da Informação faz parte da nossa vida, as pessoas buscam agilidade. Portanto, não importa o tamanho da ti, ou sua capacidade financeira de investimento, “todos’” têm que gerir seus negócios fazendo uso da TI a TI irá te proporcionar maior competitividade, maior eficiência e eficácia, contribuindo na busca da qualidade de seus produtos / serviços, aumentando a satisfação dos clientes e garantindo sua sobrevivência e crescimento em meio a tanta concorrência. Então quem não tem nada disso na sua empresa estará perdendo.

7. Em sua opinião, quais os grandes obstáculos de uma pequena ou média empresa em obter novos recursos de Tecnologia da informação em Geral?

Tecnologia da Informação é de grande importância para a sobrevivência das Micros e Pequenas Empresas por ser um instrumento com capacidade de criar e sustentar sua competitividade, mas devido às limitações financeiras das MPE’s e mesmo com a postura de algumas empresas, especializadas em TI, em criar produtos e serviços voltados para as MPE’s, ainda nem todos os recursos de TI são acessíveis. Isto se dá pela dificuldade de adesão aos produtos disponíveis no mercado, este fato ocorre devido as Tecnologia da Informação, estarem voltados para a realidade das grandes organizações, onde sua finalidade não está necessariamente ligada a aplicações em organizações menores Existem obstáculos que são tidos como os principais como Custos, geralmente, elevados, exigindo grandes investimentos face aos seus limitados recursos financeiros; não apropriadamente aplicáveis nos ambientes das pequenas empresas; As pequenas empresas possuem dificuldades em aderir produtos disponíveis no mercado, uma vez que, são complexos demais para seu ambiente específico; Dificuldade em alimentar o sistema com informações correta; Forte resistência por parte dos funcionários que temem ser substituído pela tecnologia;

Prof. Marcelo Campos

Sistemas de Informação Contábeis

E por fim a Falta de tempo do proprietário dirigente para se interar do processo de implantação de novas tecnologias, bem como para obter um bom treinamento.

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »