TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica do dia a dia

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A cada ano que se passa vemos que mudanças vem ocorrendo freneticamente, onde o que um dia foi certo, hoje pode ser errado ou vice versa, exemplo para isso é o numero zero que para muitos estudiosos representou um paradoxo que era de difícil imaginar a quantificação e a representação do nada e dali era umas das maiores criação do homem, para outros ele é um numero que não representa nada.

A matemática é uma matéria que vem ganhando espaço cada vez mais, deixando de ser aquele tipo de matéria que os alunos do ensino básico e médio odiavam e eles estão aprendendo a ver o tão quão importante essa matéria é como as demais.

E nesse trabalho serão abordados temas matemáticos que para ter agrado das pessoas tem que ter um bom raciocínio lógico, pois se forem fracos de mente a matemática deixa de ser algo agradável e vira algo insuportável. Aqui será mostrado um pouco da historia e do surgimento dessa matéria, ramos e suas vertentes, onde que para a grande maioria das pessoas lógica, probabilidade são matérias chatas, pois exigem um nível de raciocínio rápido e tudo que faz pensar de mais a grande maioria das pessoas não gostam , mas para o chamados loucos que gostam dessa vertente da matéria é algo que desafia cada vez mais o nosso intelecto.


  1. DESENVOLVIMENTO

Desde os tempos primórdios a matemática já existia, claro que não com esse nome que é usado hoje, onde a primeira ferramenta matemática que foi inventada se chamava ábaco, que foi criado na China e esse instrumento servia para fazer cálculos matemáticos . E com o passar do tempo foram sendo criadas novas ferramentas para calcular,tabuadas também foram criadas, todas essas invenções criadas entre 3000 e 2500 ac.

Em meados do ano de 1600 ac, é escrito pelo um egipicio da época chamado de Rhind o principal texto matemático dos egípcios, onde nessas escrituras tinham regras para o cálculo de adições e subtrações de frações, equações simples de 1º grau, diversos problemas de aritmética, medições de superfícies e volumes.

E daqueles tempos até os dias de hoje a matemática continua sendo cada vez mais importantes em nossas vidas, pois tudo envolve essa ciência maravilhosa. Onde que na educação Básica a matemática é vista como uma matéria essencial para a formação do aluno onde faz que o aluno consiga ter competências para a leitura e interpretações de figuras, gráficos...

Quando tratamos sobre o tema “Tratamento da Informação” que se baseia na resolução de problemas de contagem, na utilização de medidas estatísticas descritivas, nos estudos de análise combinatória e de probabilidade, e na construção, interpretação e análise de dados através de tabelas e gráficos onde esses aspectos é visto tanto na Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio o tratamento e análise de dados é um dos temas estruturantes para a área de Matemática.

Quando abordamos a matéria estatística, nesta etapa do ensino básico da escolarização, tem a finalidade de fazer com que o aluno construa procedimentos para coletar, organizar, comunicar dados, utilizando tabelas e gráficos, além de calcular algumas medidas estatísticas de tendência central como a moda,media e mediana com o objetivo de dar subsídios para que ele interprete e analise dados e medidas resumo de forma adequada para que possa fazer pequenas inferências. Já quando falamos em relação à probabilidade, o principal objetivo é que o aluno compreenda que muitos dos acontecimentos do cotidiano são de natureza aleatória e que se podem identificar possíveis resultados prestando atenção no que é pedido.

Um conteúdo que possa envolver lógica, estatística, probabilidade e a historia da matemática pode se resumir em educação estocástica que se resume em referir-se à inter-relação dos conceitos de combinatória, probabilidade e estatística e a historia da matemática,pois esse assunto engloba todas as matérias que tenho visto esse semestre na faculdade. Mas para que tenha um bom entendimento desses assuntos, nossos alunos tem que serem bem preparados mentalmente, onde a educação estocástica não é algo simples de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com