TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materia Sobre H1N1

Exames: Materia Sobre H1N1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Instituição de Ensino: UNIC (Universidade de Cuiabá)

Campus: Beira Rio

Curso: Comunicação Social- Jornalismo

Turma: “ Os melhores da Comunicação” 1° Semestre

Professora: Tais Marie Ueta

Disciplina: T.G.J. (Técnicas e Gêneros Jornalísticos)

Aluna: Luciene Lins Da Silva

Atividade: Avaliação parcial, Assunto: Redigir um Texto dissertativo sobre: “O perigo de uma única história” Texto/video de ( Chimamanda Adichie).

“O perigo de uma única história” é uma Obra de “Chamamanda Adichie”,onde a autora narra sua história, de família nigeriana, com infância normal, e que precocemente aprendeu a ler, e ainda precoce, aos sete anos de vida, se tornou escritora. Vale ressaltar, no texto, a autora cita vários exemplos do cotidiano em que viveu, conta sobre Fide, o filho da empregada doméstica de sua casa, a autora diz que sempre em que ela não queria comer algo, sua mãe dizia: “ você não sabe que pessoas como a família de Fide não tem nada! Ela passou tempos ouvindo que Fide e sua família não tinham nada, até que em uma visita à casa de Fide, ela percebe que todos eram muito trabalhadores.

“Depois aos 19 anos , foi cursar Universidade nos Estados Unidos ,quando sua colega de quarto ficou chocada, quando perguntou onde ela havia aprendido inglês, quando ela disse que a Nigéria tem como sua língua oficial o inglês”. Em uma viajem ao México, ela “assimilou uma única história sobre os mexicanos: o imigrante abjeto”.Ela se sentindo envergonhada de si mesma cita:

“ Então, é assim que se cria uma única história: mostre um povo como uma coisa, como somente uma coisa, repetidamente, e será o que ele se tornará.

Esta colocação da autora, bem como o texto em si, nos faz refletir, nas desigualdades sociais vivenciadas por ela, e por nós vividos nos dias atuais, a polêmica do preconceito racial, econômico, etc; Ainda enfatiza o grave problema, não só da Nigéria, ou em toda a África, mas em muitos Estados em muitos Países dentre eles o nosso Brasil, que é a Educação, melhor dizendo, a falta de Educação, falta de investimentos em educação, nas instituições de ensino Por parte do poder Governamental, leva o povo, à falta de conhecimento. Se houvesse conhecimento por trás de todos aqueles exemplos que citei à cima, extraídos do texto da autora Chimamanda, com certeza não haveria o pré-conceito de muitos outros exemplos existentes nos dias de hoje.

Investir em educação,ainda é a única maneira para que não se crie uma única história, sobre algo, alguém, ou sobre um povo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com