TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materias De Construção

Projeto de pesquisa: Materias De Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Ensaio realizado no laboratório de engenharia no dia 12/03/2014, com orientação da professora Mônica (materiais de construção).

2. OBJETIVO

Determinar o módulo de finura e dimensão máxima característica da curva granulométrica. A curva granulométrica permite planejar um melhor empacotamento dos grãos de agregados, controlar a homogeneidade dos lotes recebidos na obra e elaborar a dosagem do concreto. A classificação de um agregado é determinada comparando sua composição granulométrica com as faixas granulométricas especificadas em normas.

3. EQUIPAMENTOS

• Balança (resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio).

• Estufa capaz de manter a temperatura no intervalo de (105 +- 5) °C.

• Peneiras das séries normal e intermediárias, fundo e tampa.

• Agitador mecânico de peneiras (facultativo).

• Escovas ou pincéis de cerdas de náilon e de cerdas de latão.

• Bandejas plásticas ou metálicas para a determinação de massa.

4. PROCEDIMENTOS

a) Secar as amostras em estufa (100°C a 110°C), esfriar à temperatura ambiente e determinar suas massas (m1 e m2). Tomar a amostra m1 e reservar a m2.

b) Encaixar as peneiras limpas, formando um conjunto, com abertura de malha em ordem crescente da base para o topo, encaixando o fundo na base.

c) Colocar a amostra ou partes dela na peneira superior, de modo a evitar a formação de uma camada espessa de material sobre qualquer uma das peneiras, para evitar a deformação da tela e prejuízos ao peneiramento.

d) Se o material apresenta quantidade significativa de materiais pulverulentos, ensaiar previamente conforme a NBR NM 46 e considerar o teor de finos no cálculo da composiçãogranulométrica.

e) Promover a agitação mecânica do conjunto por 10 a 15 minutos. Se não houver agitadormecânico, proceder conforme o item “j”.

f) Destacar e agitar manualmente a peneira superior do conjunto, com tampa e fundo, atéque após 1 min. o material passante seja inferior a 1% do material retido na peneira.

g) Colocar o material retido em bandeja identificada. Escovar a peneira dos dois lados,colocando o resíduo interno na bandeja e o externo no fundo. Todo material do fundo deveser acrescentado à peneira seguinte.

h) Proceder a partir do item “f” para as demais peneiras. Caso a amostra inicial tenha sidodividida, tomar nova porção e proceder como descrito a partir do item “e”.

i) Determinar a massa total de material retido em cada uma das peneiras e no fundo doconjunto. A soma das massas não deve diferir mais de 0,3% da massa inicial.

j) Caso não seja possível a agitação mecânica do conjunto, classificar manualmente toda a amostra em uma peneira para depois passar à seguinte. O movimento deve permitir que o material corra sobre a malha (Figura 1). Agitar cada peneira por pelo menos 2 min. E procedera partir do item “f”.

Figura 1 - Movimento do peneiramento manual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com