TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Swot

Ensaios: Matriz Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  6.313 Palavras (26 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................24

REFERÊNCIAS..........................................................................................................25

1 INTRODUÇÃO

A compreensão de como se desenvolve o comportamento de compra do consumidor levando em consideração a identificação dos aspectos mais importantes

eleitos por ele ou que agregam mais valor ao produto ou serviço a ser adquirido, são

fatores considerados relevantes em função da sintonia existente entre a satisfação do consumidor, qualidade do serviço ou produto e a rentabilidade da organização. A relação estreita com o cliente constitui um item indispensável no planejamento estratégico de uma organização, no sentido de procurar constantemente o aperfeiçoamento da qualidade de seus serviços ou mercadorias, ocasionando uma procura freqüente por melhor desempenho no mercado onde a empresa está inserida. Portanto é de suma importância Conhecer o perfil dos consumidores da empresa pesquisada; Entender os motivos que levam os consumidores pesquisados a comprarem na empresa estudada; Pesquisar os aspectos que favorecem o relacionamento da empresa com o cliente, influenciando sua decisão de compra.

A matriz SWOT é uma ferramenta usada para a realização de análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização. A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua (MCCREADIE, 2008).

A computação em nuvem (ou cloud computing, em inglês), que há pouco tempo era apenas uma tendência, hoje é uma realidade. Essa tecnologia permite a realização tanto de tarefas básicas quanto das mais complexas na Internet. É possível criar documentos de texto, planilhas ou fazer a edição de imagens. O sistema que permite rodar aplicativos e utilitários em nuvem, também guarda os dados do usuário, dispensando o disco rígido do computador.

Na história da administração de empresas brasileira uma “onda” varre de forma rápida o amplo espectro de diferentes portes e naturezas de empresas: os sistemas integrados de gestão de recursos ERPs (Enterprise Resource Planning). De forma célere este novo representante da abordagem de best practice tornou-se um método muito procurado por empresários de grandes empresas e, mais recentemente, também refletiu a importancia de sua aplicabilidadede nas pequenas e médias empresas. Hoje, um grande número de empresas, no Brasil e no exterior, perceberam seus beneficios, e já são usuárias, ou estão em processo de planejamento de começar em breve a utilizar.

O desafio maior das empresas de pequeno e médio portes na implantação de um ERP é a falta de definição, clareza e a falta de padronização dos processos devido ao fato de, em grande parte dos casos, trabalharem com informações isoladas entre seus departamentos e funcionários. O montante do investimento e a qualificação da equipe interna da empresa são outros aspectos que devem ser avaliados na realização do projeto.

O ERP, para ser bem sucedido, depende, em grande parte, da fase de implantação do projeto. Como não se trata apenas de um projeto tecnológico, mas, sim, de um projeto empresarial, o mapeamento e a revisão de todos os processos de negócio da empresa são fundamentais para que a solução tenha plena aderência ao formato de trabalho. Outro fator apontado como crítico de sucesso é o engajamento da equipe da empresa e o parceiro responsável pela implantação, pois elas irão trabalhar de forma conjunta em um projeto único.

2 DESENVOLVIMENTO

O estudo do comportamento do consumidor é muito complexo e se torna de grande importância para que as organizações possam entender e compreender as necessidades e os desejos dos consumidores, podendo assim atendê-las da melhor forma possível. Atualmente, o cliente deve está posicionado no topo da organização,para que seja observado por todos os níveis desde o operacional (que mantêm contato direto com o cliente), passando pelo intermediário até chegar ao nível estratégico.

Segundo Kotler e Keller (2006) “o comportamento do consumidor pode ser influenciado por diversos fatores dos quais podem ser citados: os culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo os fatores culturais que exercem maiores e mais influências”.

Dessa forma, para empresas de qualquer ramo de atividade é imprescindível priorizar e definir as estratégias a respeito das formas de satisfação das necessidades dos clientes de maneira rentável. Por esta razão, a análise e o entendimento do comportamento de compra dos consumidores que formam o mercado onde se localiza a empresa é fundamental para que os objetivos sejam alcançados.

Nesse sentido, a compreensão dos consumidores e de seus hábitos de consumo possibilita a obtenção de vários benefícios, como, por exemplo, o suporte aos gerentes no processo de tomada de decisão, contribuição importante para a área de marketing analisar corretamente os consumidores, entre outros aspectos. No âmbito empresarial, o estudo e o entendimento de como se comporta o consumidor representa um aspecto fundamental para o êxito das organizações no mercado onde atuam. Este entendimento contribui para a elaboração de estratégias de marketing relacionadas ao produto, preço e distribuição. Assim, o conhecimento das características das pessoas, do grupo e do meio em que vivem favorecem a implementação de estratégias corretas em busca da satisfação das necessidades do consumidor.

MATRIZ SWOT

Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através destas quatro variáveis, poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com