TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Ensaios: Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Estado do Pará – UEPA

CCSE - Centro de Ciências Sociais e Educação

Curso de Pedagogia – 1º semestre

Disciplina: Sociologia da Educação

Professora: Denise Simões

Aluna: Rayana Karoline Cândido

Belém – Pará

02/12/2013

I – Informação bibliográfica

(SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica. Iatyaí/SC: Editora UNIVALI, 2002. Cap: I- Sociologia: Origens e Abordagens.

II – Resumo das principais idéias do autor

Para Weber, a compreensão do fenômeno social pressupunha a recuperação do sentido sempre arraigado temporalmente e adstrito a um relativismo e a um ponto de vista, qual seja, perspectivismo. Projetava seu pensamento nas dimensões histórica, econômica, ideológica e sociológica. Influenciado pelo pensamento de Nietzche (1844-1900), segundo o qual a vontade do poder, expressa na luta entre valores antagônicos, é que torna a realidade social, política e econômica compreensível. Para ele, torna-se necessário distinguir entre o pensamento de valor e o saber empírico. O cientista não deve dizer o que deve ser feito, mas o que pode ser feito. A sustentação das hipóteses constitui ponto importante de seu pensamento, reforçando a idéia de que as ciências sociais visam a compreensão de eventos culturais enquanto singularidades. Mas o fato significativo em sua especificidade nunca estará livre de pressupostos porque ele próprio foi escolhido em função de valores. Em sua concepção, os fenômenos individuais são um conjunto infinito e caótico de elementos cuja ordenação é realizada a partir da significação que representam e por meio de imputação causal que lhe é feita de maneira que: O conhecimento de leis sociais não é um conhecimento do socialmente real, mas unicamente um dos diversos meios auxiliares que o nosso pensamento utiliza para esse efeito e b. porque nenhum conhecimento dos acontecimentos culturais poderá ser concebido senão com base na significação que a realidade da vida, sempre configurada de modo individual, possui para nós em determinadas relações singulares. Tem-se que a visãodo cientista não pode ater-se a meras suposições, mas ao contrário, sempre a vista a confirmação de hipóteses, cientificamente submetidas a condições de controle, não obstante a probabilidade estatística esteja na linha das expectativas das ciências sociais. Ou seja, pode-se conhecer o rumo dos fatos em processos distintos.

Os tipos ideais

As ciências sociais funcionam como uma ferramenta para compreendermos a realidade que nos cerca, visto que procura entender uma individualidade sociocultural formada de componentes historicamente agrupados, nem sempre quantificáveis, a cujo passado se remonta para explicar o presente, partindo deste ponto para avaliar perspectivas futuras. Para tanto é necessário observarmos o quão significativa parecem ser e de que forma são adequadas as ações compreensíveis que constituem-se em objeto da Sociologia. Quanto a elaboração de um instrumento que oriente o cientista social em sua busca de conexões causais é muito valiosa do ponto de vista heurístico, constituindo-se este modelo de interpretação-investigação, um tipo ideal para tal intuito. Porém, suas possibilidades de limites devem ser: 1. Unilateralidade, 2. À racionalidade, 3. Caráter utópico, partindo-se de uma escolha para o tipo ideal, sendo por exemplo possível, construir padrões ideais ou tipos urbanos.

Os conceitos fundamentais de Sociologia Weberiana

Conforme Weber, a Sociologia está intimamente relacionada na forma dos usos e costumes ou situações de interesse. Segundo ele a explicação sociológica busca compreender e interpretar o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referida a outro ou outros.

Os tipos puros de ação e de ação social

Considera-se para todos os efeitos, que a conduta será racional em relação à valores quando o agente orientar-se por fins últimos, por princípios, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções e levando em conta somente a sua fidelidade a tais valores, estes, sim, inspiradores de sua conduta, ou na legitimidade de alguns comportamentos, como ser honesto, casto, etc... Entende-se que o sujeito age de forma afetiva, quando se deixa levar por ações tais como inveja, medo, raiva, entusiasmo, compaixão, vingança, gosto estético, vontade de alimentar-se etc... A ação pode ser classificada em a) ação homogênea considerada aquela executada por muitas pessoas simultaneamente, como proteger-se contra uma calamidade natural

Relação social

A denominação ao que Weber denomina relação social, corresponde a uma conduta plural de vários reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, constitui o que Weber denomina relação social. Um bom exemplo é o sentimento de amor, que pode muitas vezes não ser correspondido, mas pode ser notado através de atitudes típicas e características. No entanto, as vezes embora ambos entendam o sentido de que se predispõem a uma relação, muitas vezes não se entregam a ela. Para Weber, o que é chamado de instituição ou do que se chama personalidades coletivas, tais como formações sociais como o Estado, cooperativas, sociedades anônimas, não são outra coisa que desenvolvimentos e entrelaçamentos de ações específicas de pessoas individuais, já que apenas elas podem ser sujeitos de uma ação orientada pelo seu sentido. O que se estabelece, é que num piso médio de atitudes aceitas em sociedade, uma ação que seja contra esta normalidade, ou validade ou legitimidade de uma ação, facilmente cai por terra. Ou seja, uma conduta discordante daquela adotada. Daí se tem que a primeira ordem é convenção e a segunda direito.

Divisão do poder na comunidade: Classes, estamentos e partidos.

A concepção de sociedade construída por Weber implica numa separação de esferas como econômica, religiosa, política, jurídica e social e a cultural sendo que cada uma delas possui uma lógica particular de ser. Coloca-se a força pela qual a honra social é distribuída dentro de uma comunidade. Nada impede como explicam as autoras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com