TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Artigo: Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Max Weber é um dos fundadores do estruturalismo que se preocupou com as distribuições do poder entre as posições da organização na estrutura burocracia, em sua análise legitimidade para o estudo da satisfação derivada da participação da organização. Influência entre o poder de controle e a capacidade de justificar como controlar os participantes, a fim de elevar ao máximo a eficiência e a competência, a reduzir ao mínimo a infelicidade provocada por essa necessidade de controle.

Weber denomina burocracias como normas e precisam impo-las, tem regras e regulamentos, dão ordens que devem ser obedecidas, a fim de uma organização poder apoiar em seu poder, a fim de fazer com o que o participante obedeça. Não tende a dar informações, mostrar iniciativa ou cooperar, a não ser quando explicitamente forçado a fazê-lo.

Quando o exercício do poder é considerado legítimo pelos que a ele estão submetidos, quando as ordens dadas ou as regras estabelecidas obedecem a valores respeitados pelos subordinados, a submissão será mais profunda e eficiente. Enquanto algumas ordens podem ser legítimas são satisfatórias, muitas outras ordens podem ser legítimas e não satisfatórias, ou ainda outras podem ser ilegítimas, embora satisfatórias. O estudo de Weber utilizou o poder para designar a capacidade de provocar a aceitação de ordens; a legitimidade para designar a aceitação do exercício do poder, porque corresponde aos valores dos subordinados, e autoridade para designar a combinação dos dois.

As burocracias são as unidades sociais mais adequadas para a organização racional moderna. Para que a organização seja eficiente, exige um tipo especial de legitimidade, racionalidade e limitação de alcances. As regras economizam esforços mais facilitam a padronização. Uma divisão sistemática de trabalho foi os direitos e o poder que são essenciais para uma organização racional.

Embora os burocratas sigam as regras, o chefe as estabelece, embora o corpo administrativo sirva os objetivos da organização, o chefe resolve quais os objetivos que devem ser procurados; embora os burocratas sejam indicados o chefe é frequentemente eleito ou herda sua posição. Os presidentes, os gabinetes, os conselhos-diretores e os reis são típicos chefes não burocráticos de organizações burocráticas.

A crise de sucessão não deve ser considerada apenas como perda de eficiência da organização, crise da qual organização precisa se recuperar focalizando nos problemas internos.

O processo administrativo é a busca racional dos interesses especificados nas ordenações da associação dentro dos limites estabelecidos pelos preceitos legais e segundo princípios suscetíveis de formulação geral aprovados pelas ordenações da associação. O quadro administrativo de uma associação consiste em ‘’funcionários’’.

O tipo mais puro da organização administrativa é o tipo monocrático de burocracia, o mais racional e conhecido por meio de exercer dominação sobre os seres humanos. A fonte principal da superioridade da administração burocrática reside no papel do conhecimento técnico. O sistema capitalista foi um papel fundamental no desenvolvimento da burocracia. E tem o papel central em nossa sociedade como elemento fundamental em qualquer tipo de administração de massas. O capitalismo em seu estágio atual tende a fomentar de maneira acentuada o desenvolvimento da burocracia. Por outro lado, o capitalismo constitui a base econômica mais racional para a administração burocrática e lhe possibilita o desenvolvimento sob forma mais racional.

A administração burocrática significa, fundamentalmente, o exercício da dominação baseado no saber. Deve-se considerar que as organizações burocráticas tendem a tornar-se mais poderosas ainda pelo conhecimento proveniente da prática que adquirem do serviço. O empresário capitalista é o único que tem sido capaz de manter-se relativamente imune a dominação do saber racional burocrático.

Uma estrutura social racionalmente organizada envolve padrões de atividade claramente definidos, nos quais, idealmente, todas as séries de ações estão funcionalmente relacionadas aos fins de organização. Em tal organização está relacionada vários cargos aos quais é inerente certo número de obrigações e direitos. A conduta administrativa realiza-se dentro do limite de normas preestabelecidas pela organização. Segundo Weber, a burocracia implica uma clara divisão de atividades integradas que são consideradas como deveres inerentes ao cargo.

O principal mérito da burocracia está na sua eficiência técnica devido à ênfase que da a precisão, rapidez, controle técnico, continuidade, discrição e por suas ótimas quotas de produção. A burocratização implica a separação entre os indivíduos e os instrumentos de produção, tanto as empresas capitalistas como o trabalhador não possuir seus instrumentos nem o soldado de armas.

Os estudos empíricos das relações entre a burocracia e a personalidade contribuíram de maneira especial para a crescente compreensão da estrutura social.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »