TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Pesquisas Acadêmicas: Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Para Weber, a sociedade pode ser compreendida como algo exterior e superior aos indivíduos “a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais, reciprocamente referidas”.

Longe de ser uma definição simplista, Weber a aprofunda quando diz que só existe uma ação social quando o indivíduo a faz orientando-se pela ação de outros.

Um exemplo clássico é a do eleitor que define seu voto a um determinado canditado através das opiniões colhidas junto aos demais eleitores.

Weber ainda estabelece quatro tipos de ações sociais:

1) Ação racional com relação a um objetivo: é uma ação que envolve bastante racionalidade e lógica. O indivíduo tem um objetivo e calcula os meios necessários para alcançá-lo. É, por exemplo, a ação de um atleta que ao estudar seu oponente identifica os aspectos em que precisa melhorar para vencê-lo e decide treinar mais horas por dia.

A ação do atleta pode nem resultar em sua vitória. Mas, o insucesso não descaracterizou a ação racional com relação a um objetivo. O fato de ter não alcançado suas metas não retira da ação a busca por um objetivo e sua racionalidade.

2) Ação racional com relação a valores: neste caso, o ator da ação age racionalmente não para alcançar um objetivo, como por exemplo fazer faculdade para que consiga ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade, ou seja, é uma ação que busca os meios necessários para se chegar onde pretendemos.

3 ) Ação afetiva ou emotiva: essa ação não trata de objetivos a serem alcançados nem de valores a serem preservados. Nesse caso, o que está por trás da ação do indivíduo é seu estado emocional, seu humor. Podemos dar o exemplo do jogador de futebol que no calor do jogo sofre uma falta e reage dando uma cabeçada no adversário. Ele demonstra a perda do controle emocional e, sem pensar nas consequências de sua ação, se deixa levar pela emoção.

4) Ação tradicional: O indivíduo age de acordo com alguma tradição. Diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar o natal. A ação afetiva é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins a atingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com