TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Trabalho Universitário: Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 2

PINGADINHO 4- MAX WEBER

NOME: __________________________________________________________

TURMA: ______

1- Defina ação social

Ação social é toda a conduta pública ou não, com um uma justificativa, um motivo que explica a ação.

2- A partir da teoria weberiana discuta e explique a frase: “ a realidade não é uma coisa em si. Ela ganha determinado rosto conforme o olhar que se lança sobre ela”

Significa que a mesma realidade por ter diversos 'lados' dependendo de quem a vê, da bagagem cultural e pessoal daquela pessoa.

3- A partir da concepção weberiana, defina Tipo ideal.

O tipo ideal não é o formato perfeito que deve ser seguido e copiado pelas sociedades. Ele é, na verdade, um instrumento de análise científica numa construção do pensamento que permite conceituar fenômenos , formações sociais e identificar na realidade observada suas manifestações.

4- Explique: Agir em Comunidade e Agir em sociedade

Agir em comunidade significa agir na expectativa do comportamento dos outros, é pela solidariedade, com ligações emocionais e/ou tradicionais. Agir em sociedade significa agir dentro das normas e regras impostas pela sociedade, a ordem social, o que deve ser feito.

5- De que maneira o protestantismo, segundo Weber, gera condutas adequadas ao capitalismo?

Para Weber, o protestantismo gera condutas adequadas ao desenvolvimento do capitalismo no momento em que ele desenvolve uma ética adequada ao espírito capitalista uma vez que essa nova ética protestante coloca a ideia do trabalho como algo santo, uma forma de as pessoas fazerem aquilo que Deus designou para que fizessem. Esse sentimento da santidade vinda do trabalho, criou um universo de bons funcionários e empresários sendo vistos como exemplo de vida a ser seguido, uma vez que conseguiram atingir o auge através do trabalho. Toda essa lógica deixou a sociedade propícia ao desenvolvimento do capitalismo.

6- Explique e exemplifique os tipos de dominação legítima

7- Como podemos definir a questão sobre racionalidade na concepção weberiana? Quais suas conseqüências – positivas e negativas?

8- Entre Karl Marx e Max Weber, quem apresenta uma visão macrossociológica e dinâmica da estratificação social e quem coloca mais do ponto de vista do indivíduo? Justifique.

Karl Max apresenta uma visão macrossociológica e dinâmica e Weber se coloca mais sob o ponto de vista do individuo.

9- Quais as dimensões da sociedade que Max Weber utiliza para identificar a desigualdade social?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com