TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Industrial

Trabalho Escolar: Mecanica Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 5

Técnico em eletromecânica

Redutores de velocidade

E

Rolamentos

Maicon Henrique de Almeida Ávila

Outubro de 2013

Técnico em eletromecânica

Redutores de velocidade

E

Rolamentos

Maicon Henrique de Almeida Ávila

Professor coordenador do curso: Celso Luiz Oliveira

• Introdução

Este trabalho tem como objetivo conhecermos os principais tipos, funcionamentos e aplicações de caixas redutoras de velocidade e um de seus componentes principais, os rolamentos.

Caixas redutoras abrangem uma grande importância em indústrias, seus funcionamentos se tornam extremamente essencial para indústrias de todos os portes. Podemos concluir que após as engrenagens e/ou eixos sem fim de caixas, os rolamentos se torna o componente mais importante de uma caixa redutora.

Os rolamentos oferecem um grande número de vantagens, que iremos conhecer,onde estão disponíveis como um produto pronto para ser usados e fixados nas caixas de rolamentos e eixos, com completa caracterização de capacidade de carregamento, limites de operação, lubrificação, vedação, e assim por diante.

Redutores de velocidade: Redutor de velocidade é um conjunto de engrenagens que trabalham dentro de uma caixa metálica (calçada) com objetivo de transmitir potência e mudar a velocidade de rotação em equipamentos industriais.

Redutor de velocidade pode ser acionado através de:

 Motor elétrico

 Turbina a vapor

 Motor de combustão interna

 Motor hidráulico

Componentes básicos de um redutor de velocidade:

Eixos: São usinados em aço médios carbono temperados e revestidos para a dureza especificada.

Engrenagens: São rodas dentadas com módulos padronizados por Normas. Fabricadas em aço liga temperada em óleo e revestida. Tem formato cilíndrico de dentes retos, helicoidal ou cônico (pinhão), conforme o modelo do redutor.

Rolamentos: Elementos girantes de máquina que suportam o eixo com as engrenagens, possibilitando a eles o menor atrito possível ao girar. São utilizados rolamento radiais, axiais ou cônicos.

Retentores: Utiliza-se vedadores de borracha com molas, para reter o óleo da parte interna e evitar as infiltrações de contaminantes externos.

Tampa de inspeção: Evita a desmontagem do redutor, facilitando a inspeção das partes internas.

Níveis de óleo: Sistema para inspeção de nível óleo lubrificante utilizado dentro do redutor. Podem ser do tipo visor, tubo vertical ou vareta de nível.

Respiro: Dispositivo que possibilita a saída e entrada do ar no redutor durante o trabalho, devido ao aquecimento e resfriamento (mudança de volume do ar).

Placa de dados do redutor: Onde estão contidas várias informações importantes para o seu correto dimensionamento, tais como: Relação de transmissão, rotação máxima do eixo de entrada e saída, tipo de lubrificante, torque no eixo de saída, modelo, fabricante.

Principais tipos de redutores de velocidade:

Os redutores industriais de fabricação em série abrangem basicamente dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com