TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio (Mecânica Industrial)

Trabalho Escolar: Relatório De Estagio (Mecânica Industrial). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  7.974 Palavras (32 Páginas)  •  7.897 Visualizações

Página 1 de 32

E.M. ‘’ 1º de MAIO’’

RELATÓRIO

DE

ESTÁGIO

Curso: Mecânica

Aluno: Rafael Apolinário dos Santos

Ano de conclusão do curso: 2009

E.M. ‘’1º DE MAIO’’

Nome do Aluno: Rafael Apolinário dos Santos

R.G. - 47.338.241-6

Curso- Habilitação Profissional plena de técnico em mecânica

Ano de conclusão do curso: 2009

Nome da Unidade Concedente de Estágio:

Endereço:

Bairro: Cidade: Estado:

CEP: Telefone:

Ramo de atuação da Empresa:

Área de Atuação do estagiário:

Período de Estágio: 09/02/2009 a 31/07/2009

Número total de horas estagiadas:

Data de Entrega do Relatório:

_____________________________________________

Rafael Apolinário dos Santos

_____________________________________________ Oslei Rosa de Camargo

_____________________________________________

Helvio Moreno

Indíce

1.0 A Usina

A Usina José Bonifácio de Andrada e Silva está localizada em uma área de 12,5 milhões de metros quadrados no município de Cubatão, litoral do Estado de São Paulo, distante apenas 70 km da capital paulista, o maior pólo de desenvolvimento industrial, tecnológico e científico do País e maior centro consumidor da América Latina.

As instalações industriais da Usiminas em Cubatão possuem localização estratégica e oferecem recursos logísticos que facilitam as operações de escoamento da produção. O Terminal Marítimo de Cubatão, um porto alfandegado localizado na planta da Usiminas, e a proximidade das malhas ferroviária e rodoviária transformam o acesso ao mar, ferrovias e estradas num processo rápido e ágil para o transporte dos produtos siderúrgicos para o Brasil e o mundo.

Hoje a Usina 2 da Usiminas( antiga Cosipa), Conta com um eficiente processo de produção siderúrgico, sendo uma empresa integrada, por produzir o seu produto a partir da matéria prima (minério de ferro, fundentes, escorificantes e combustíveis), até a bobina de aço normalizada, à medida que o cliente precisa e tratada térmicamente com um rigoroso controle de qualidade que contribui para o sucesso e conceito que possui o nome Usiminas no comércio siderúrgico mundial.

2.0 Fluxo de produção

A matéria prima pode é recebida de 2 formas: Via férrea e marítima

Via Férrea

Por meio de ferrovia a usina recebe minério de ferro de diversas companhias mineradoras, e também fundentes e escorificantes.

Via Marítima

Pelo porto são recebidos carvão mineral, e minério de ferro que é proveniente de carajás, também é utilizado para a exportação de produtos nos mercados nacional e internacional. O porto tem capacidade de movimentação de 12 milhões de toneladas por ano.

Após o abastecimento o carvão mineral e o minério de ferro são estocados no pátio de minério onde são homogeneizados, peneirados e bitolados para a futura utilização na coqueria e nos altos-fornos.

Após o carvão mineral é conduzido até a coqueria onde é cozido em fornos especiais para retirada de componentes mais voláteis, se transformando assim em coque, o combustível utilizado no alto-forno.

Então no alto-forno, o minério de ferro sofre um proceso químico de redução proveniente do carbono presente no coque, que se funde com o minério, dando origem assim ao ferro gusa líquido que é a matéria prima utilizada na aciaria.

2.1 Capacidade de produção:

Alto forno 1 – 1,54MT/ano

Alto forno 2 – 2,85MT/ano

Após um processo de dessulfuração o gusa líquido é levado por meio dos carros torpedos, até a aciaria onde sofre um processo de modificação de composição química que resulta na redução do teor de carbono proveniente de injeção de oxigênio e adição de elementos de liga como o manganês o alumínio e o silício, tornando assim o aço. Ainda na aciaria o aço pode ser refinado por meio de injeção de cálcio-silício, desgaseificação a vácuo e de tratamento secundário no forno panela, de acordo com as especificações, exigências e utilização de que o aço a ser produzido necessita, através do lingotamento contínuo o aço é conformado em forma de placas que serão conformadas ou laminadas futuramente, ou até mesmo comercializadas como semi-acabados.

A aciaria conta com os seguintes equipamentos

3 conversores com capacidade de produção de 4,5MT/ano

4 maquinas de lingotamento contínuo com capacidade de predução de 4,3MT/ano.

Preparada a chapa ela pode ter dois destinos distintos, a laminação de tiras a quente, ou a laminação de chapas Grossas

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com