TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA INDÚSTRIA PETROLEIRA E NAVAL TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA INDÚSTRIA PETROLEIRA E NAVAL  
TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL

CHARLES SILVA SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

                                                             

                                                             

                                                           MACAÉ-RJ

                                                                 2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................  03

1.1 ENCAMINHAMENTO À EMPRESA ....................................................................... 03

1.2 RECEPÇÃO DA EMPRESA ...................................................................................... 03

1.3 ASPECTOS FÍSICOS DA EMPRESA ....................................................................... 04

2 DESENVOLVIMENTO ...................................................................................................  05

2.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS DESENVOLVIDAS ................................................... 05

2.2 ATUAÇÃO NA EMPRESA ....................................................................................... 05

3 CONCLUSÃO ...................................................................................................................  07

3.1 CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS.......................................................................... 07

3.2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.................................................................. 07

3.3 OPINIÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO (EFONAPE) ............................ 07

4 AGRADECIMENTOS -----------------------------------------------------------------------------08

CHALRES SILVA SOUZA

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio, realizado na VENTURA PETRÓLEO, no período de 05 de Agosto de 2013 a 25 de Outubro de 2013, desenvolvendo atividades na área de Mecânica.

                                                     MACAÉ-RJ

                                                          2015


1. INTRODUÇÃO

    O técnico em mecânica é um profissional capacitado a atuar em diversos segmentos, operação e manutenção de equipamentos hidráulicos, pneumáticos, mecânicos e eletromecânicos; supervisão de equipes de manutenção e produção, intermediando o contato entre o engenheiro e o pessoal destinado à execução do trabalho; elaboração de pesquisas metalográficas na indústria mecânica, para conhecimento e melhorias das propriedades mecânicas dos materiais; treinamento de grupos de trabalho dentro de sua especialidade; supervisão e execução de trabalhos, tais como: confecção de ferramentas de estampos e repuxos, tratamentos térmicos em peças mecânicas, fabricação de ferramentas para tornos e plainas, fabricação de peças por soldagem; prestação de assistência técnica a compra, venda e utilização de máquinas e outros equipamentos especializados; elaboração de “lay-out” para oficina mecânica e atuação como micro e pequenos empresários na área de Mecânica. Sendo atualmente um técnico muito solicitado pelo mercado devido ainda serem poucos os profissionais habilitados e qualificados a atuar na função.

1.1 ENCAMINHAMENTO À EMPRESA

Cheguei até essa empresa através de indicação de um amigo que já trabalha junto a mesma. As minhas expectativas eram  obter conhecimento e experiência na área estudada, e colocar em prática tudo que foi ensinado no decorrer do curso. Como informei fui indicado, passei por uma entrevista e logo após fui chamado.

1.2 RECEPÇÃO DA EMPRESA

Fui muito bem recebido pelos colaboradores da empresa,  todos estavam dispostos a me ajudarem  a desenvolver um bom trabalho, dando suporte e indicando o “caminho’ a ser seguido nas realizações das tarefas a me designadas. Dessa forma conseguir desenvolver minhas atividades com empenho e dedicação.

        

1.3 ASPECTOS FÍSICOS DA EMPRESA

A empresa tem uma excelente estrutura física, dispõe de uma ampla área externa, com galpões com capacidade de atender uma grande demanda de serviços da sua área de atuação. A parte interna está constituída de salas amplas , bem divididas, com mobiliário adequado, todas informatizadas e com ar condicionado. Além de possuir banheiros, copa, jardim de inverno entre outros. Em relação a segurança, a empresa investe no bem estar dos  colaboradores, dispondo de guarita com segurança, câmeras, muros e cercas elétricas. Em relação a segurança do trabalho, ela procura cumprir com as normas de segurança,  possui extintores adequados, profissionais na área de segurança do trabalho, os quais sempre fazem palestras e cursos de prevenções. A empresa está bem localizada na cidade de Macaé-RJ numa área industrial.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS DESENVOLVIDAS

 Atividades Desenvolvidas

 Ações Preventivas de Lubrificação de Equipamentos a Graxas e a Óleo

  Na indústria os mantenedores devem verificar com frequência os lubrificantes dos equipamentos, a fim de detectar irregularidades. Na prática foi observado que a falta de lubrificação em uma máquina causa uma série de problemas. Estes problemas geralmente são: o aumento do atrito, aumento do desgaste, aquecimento, dilatação, ruídos e outros.

  O objetivo principal dessa atividade é de promover a longa vida útil de equipamentos que tem a lubrificação como pré-requisito de funcionamento. As ações preventivas seja ela qual for sua função será de manter as condições originais, para que um determinado equipamento possa atender com suas funções requeridas ao processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com