TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanização Agrícola

Pesquisas Acadêmicas: Mecanização Agrícola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Barra de tração (BT)

A barra de tração do trator é um dispositivo utilizado para tracionar e a arrastar implementos e máquinas agrícolas que trabalham acoplados ao trator, ou seja, ligados ao trator por intermédio da barra de tração. É colocada no plano longitudinal médio do trator e fixo sob o cárter da caixa de velocidades. Esta barra pode os cilar lateralmente o que permite trabalhar em “offset” com os implementos.

A transmissão de potência através da barra de tração é realizada por meio da potência proveniente do motor, que ao passar pela caixa de câmbio, fornece tração às rodas motrizes. Pelo escalonamento de marchas e a carga sobre o trator pode -se controlar a força disponível na barra de tração, que depende diretamente também das condições do piso e do estado do rodado.

TOMADA DE POTÊNCIA (TDP)

Eixo estriado localizado na parte traseira do trator, acima da barra de tração, tendo como função transmitir potência do motor (torque e rotação) para acionamento de máquinas agrícolas acopladas ao trator. As Figuras abaixo ilustram a localização da TDP nos tratores agrícolas. Ela vai acoplada no câmbio e faz engate numa engrenagem do carretel interno para transmitir a rotação que poderá acionar vários itens. No trator ela pode acionar redutores de cabo de aço, complementos agrícolas e principalmente uma bomba hidráulica que permite o funcionamento de vários pistões para levantar, abaixar, escavar, etc. Ela é acionada por meio de um botão ou alavanca pelo condutor e basta que o motor esteja funcionando para que ela cumpra seu papel, não é necessário engatar nenhuma marcha. A tomada de força também é utilizada em guinchos, caminhões basculante, de lixo, betoneiras, etc.

Segurança com a TDP

O uso de equipamentos ligados na TDP requer atenção e cuidados específicos para se evitar a ocorrência de acidentes. Apesar dos graves acidentes envolvendo a tomada, como mutilações, óbitos, perda de membros), a TDP é um mecanismo seguro se for operado de maneira correta e com as devidas proteções.

Alguns cuidados necessários para a operação da TDP. São eles:

- Todo ajuste de equipamento deve ser realizado com o motor desligado e o eixo deve estar totalmente parado;

- Não se aproxime da TDP com roupas largas / folgadas ou acessórios desnecessários como pulseiras, correntes, relógios, anel, pois podem enroscar em qualquer parte rotativa.- Sempre que a tomada não estiver sendo utilizada, desligar da potência e sempre utilizar capas protetoras.

- Improvisações (serviços provisórios ou gambiarras) contribuem para o acidente.

Conclusão

A evolução dos tratores e implementos agrícolas ajuda ainda mais o trabalhador rural ,os serviços que antes demorava muitas semanas hoje em poucos dias ou ate mesmo horas são feitos, e com um rendimento bem maior e a tendência é melhorar cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com