TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Dispercao

Dissertações: Medidas De Dispercao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial

a) Medidas descritivas: é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados.Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados em vez de usar os dados em aprendizado sobre a população.Esse princípio faz da estatística descritiva INDEPENDENTE.

I- Medidas de Tendência Central: são medidas que indicam a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a mediana(estatística),ou a moda.Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamados quantis como quartis, decis, ou percentis.

II- Medidas de Dispersão: medem a consistência de uma distribuição de frequências.Por consistência, podemos entender o grau de variabilidade das ocorrências da distribuição em relação a uma medida de posição com tendência central (por exemplo, a média aritmética simples ou ponderada e a mediana).

III- Técnicas de Amostragem Probabilística: a amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetadas para população total.

b) Números-índices: É o resultado do encadeamento de variações percentuais ao longo do tempo de alguma coisa que se queira medir (neste caso, os custos do transporte rodoviário de carga). Os números-índices são bastante utilizados porque facilitam o cálculo de variações percentuais acumuladas entre determinados períodos do tempo. Eles têm base igual a 100 em algum período e a partir daí basta aplicar a variação percentual obtida no mês seguinte sobre o número-índice do mês anterior.

c) Deflação de Dados: A deflação é a redução do nível geral de preços de um país. Quando a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras.A deflação caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda e pelo volume de moeda em CIRCULAÇÃO. Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo INFLACIONÁRIO. Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com