TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Monografias: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho mostra a importância dos programas para o incentivo à redução dos resíduos sólidos tem se mostrado de fundamental importância tanto para a população quanto para o poder público. Além de preservar e recuperar o meio ambiente, com o recolhimento do lixo da cidade e o seu gerenciamentos, a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem gera empregos, mantém a cidade mais limpa e estimula a cidadania, visto que as pessoas passam a se preocupar com a separação do lixo produzido, resultando em um benefício geral.

2- DESENVOLVIMENTO

Atualmente verifica-se que o impacto causado no meio ambiente pela produção desenfreada de resíduos sólidos, tem levado governo e sociedade a buscar alternativas para minimizar a degradação da natureza e aumentar o bem estar da sociedade como um todo. Várias iniciativas em relação a questão dos resíduos sólidos já foram realizadas mediante projetos de lei. Para os municípios recaem os planos de gerenciamento integrado e a sua gestão.

Além disso, nota-se uma tendência da reutilização e do reaproveitamento dos resíduos, através dos processos como a reciclagem, o que representa economia de matéria-prima e de energia obtidas do meio ambiente. Tem se as principais fonte residenciais, escolares, endustriais e da construção civil, assim cada qual com um tipo de impacto e com tecnicas para mitigar e recuperar a agressão sofrida

2.1.1 FONTE DE PRODUÇÃO R.SOLIDO

Temos como as principais fontes dos resíduos solidos principalmente na areas urbanas as residencias, escolas, industrias e a construção civil. Apesar de muitos de grande parte pode ser reciclado e reutilizado.

2.1.2 IMPACTO CAUSADO AO MEIO AMBIENTE

Normalmente cidades que não praticam a coleta seletiva e assim a reciclagem, jogando todo tipo de resíduo sólido em lixõnte no solo ( nada mais que lançar lixo diretamente ao solo), acabam poluindo o meio ambiente. Já que muitos dos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos. ( garrafa pet, celular, embalagens termicas, pilhas ) o impacto causado por determinados resíduos podem trazer conseqüências irreversíveis ao meio ambiente. Por exemplo, tem-se aspilhas, que são comumente colocadas dentro dos sacos de lixo (que são de plástico). Pilhas contém mercúrio, um dos mais sérios e graves problemas de contaminação do homem a natureza. Quando lançada no "lixão", o mercúrio contamina a terra e a água (lixiviação para o lençol freático), entrando com facilidade na cadeia alimentar, o que representa um perigo potencial para o homem, casos de intoxicações severas, os danos são irreparáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com