TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Artigos Científicos: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: As cinco dimensões são: economica, ambiental, social, poder, e por último, a cultura.

A primeira sendo econômica, onde devemos chegar a uma eficiencia da produção e do consumo através de avanços tecnológicos que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e, assim, ampliando a desmaterialização da economia, por não trazer riscos ou problemas maiores às fontes fósseis de energia e dos recursos delicados, água e minerais.

Na Ambiental, ela traz a consicentização de produzir e consumir, mas como subsistema do meio natural, ou seja, produzir e consumir de maneira que não afete a capacidade de se recompor dos ecossistemas.

A Social, aqui se mostra que deve-se erradicar a probeza e definir um padrão de desigualdade aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais, ou seja implantar a justiça social.

A dimensão do poder, hoje tudo que vemos no mundo de negociações é política, então não se pode fechar os olhos e dizer “como se a política não fosse necessária no processo de mudanças. Como se as formas de exploração violenta não fossem mais importantes, e a equidade social fosse construída por um simples diálogo entre organizações governamentais e multilaterais, com assessoria da sociedade civil e participação ativa do empresariado.”

É preciso que haja uma diretriz dos poderes. Vemos que o nosso mundo não vai se acabar em poucos dias ou anos, mas o problema maior é: O que estamos proporcionando para as gerações futuras? Elas terão a mesma qualidade de vida que nós?

Tudo isso é conduzido com uma autoridade pública traçando as metas e objetivos de cada país através de politica por causa de um desenvolvimento sustentável, havendo uma reforma intelectual e moral, nos governantes, empresários e na sociedade civil para que aceitem e busquem novas tecnologias e novas formas de viver.

Cultura, nesta dimensão se explana a mudança do padrão de consumo e estilo de vida por mudar os valores e comportamento da sociedade. Por que hoje temos a idéia de querer sempre ter mais, mas o ideal é termos o melhor,

não será possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida

se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos; uma sublimação do

valor ter mais para o valor ter melhor; se a noção de felicidade não se deslocar do

consumir para o usufruir; se não se verificar a transferência da instantaneidade

da moda para a durabilidade do produto; se não tivermos pressões para a adoção

e valorização, por exemplo, do transporte público e, se possível, para o melhor

transporte, o não transporte.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com