TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Artigos Científicos: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

E MEIO AMBIENTE

PLANEJAMENTO AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

O conceito de sustentabilidade explora as relações entre desenvolvimentos econômicos, qualidade ambiental e equidade social. Ele começou a ser delineado em 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), promoveu a conferencia das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano, em Estocolmo (Suécia). Ela pode ser definida como a característica de um processo ou sistema que permite que ela exista por certo período de tempo ou por tempo indeterminado.

Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – do qual depende. É diferente, portanto, do modelo tradicional de crescimento, que se baseia exclusivamente em aspectos econômicos, tais como o aumento da produção e do consumo,

Os países precisam descobrir novas maneiras de promover o crescimento de suas economias, sem destruir o meio ambiente, prejudicar a qualidade de vida da sociedade, ou sacrificar o bem estar das futuras gerações.

Atualmente, devido a uma evolução que precisa de tempo para ser assimilada, o termo tem sido amplamente utilizado para exprimir ambições da continuidade, durabilidade ou perenidade, remetendo ao futuro da espécie humana.

Para o Banco Mundial, sustentabilidade significa basear políticas de desenvolvimento e as ambientais numa comparação entre custos e benefícios e uma cuidadosa analise econômica que fortaleça a proteção ambiental e aumente de forma sustentável os níveis de bem estar. É com base nessa idéia que o inglês John Elkington criou o termo Triple Bottom Line, termo este que se referem as três dimensões envolvidas na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social: as pessoas, o planeta e o lucro. (AUTOR, ano)

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

2.1 Aplicação da Sustentabilidade no Planejamento Ambiental

Para combater as patologias urbanas, precisamos de um planejamento adequado às questões ambientais com enfoque na sustentabilidade, de maneira que tanto as cidades, como a paisagem e seus ecossistemas, tornam-se fatores a serem considerados, garantindo assim o equilíbrio e a sobrevivência de todos os ecossistemas existentes na Terra.

O motivo do crescimento acelerado se dá, principalmente nos paises subdesenvolvidos, em função da migração rural, atraída pela modernização e, pelo crescimento vegetativo. Este crescimento rápido e desordenado produz dificuldades de implementação de infra-estrutura, altos custos de urbanização e desconforto ambiental. A grande concentração de áreas construídas, somadas à alteração do ecossistema e associada à concentração de poluentes, alteram, em alguns casos consideravelmente o clima urbano.

Os principais problemas ambientais gerados pela urbanização são: a disposição do lixo, a ocupação de encostas e fundos de vales, a erosão, os deslizamentos, as enchentes, as enxurradas, o desmatamento e a poluição.

À medida que as comunidades e a concentração humana tornam-se maiores, as soluções individuais para remoção e destino do esgoto doméstico devem dar lugar às soluções de caráter coletivo denominadas sistema de esgotos.

Segundo MCHARG (1994, PG.120) é preciso produzir as análises dos impactos ambientais, para assim formular um planejamento ecológico, baseado no relacionamento saudável entre o homem e o meio ambiente, e aliados à tecnologia contemporânea e o conhecimento científico, criar uma estratégia que favoreça a ambos.

O desenvolvimento e o planejamento urbano deve então incluir no seu processo estes novos meios tecnológicos, a informática, os meios de telecomunicação e as preocupações ecológicas, visando criar uma estratégia global baseada na sustentabilidade, através da qual, é necessária a substituição da administração das estratégias vigentes, pela introdução e aceitação de um novo planejamento baseado na gestão integrada dos assentamentos urbanos e destes com a natureza. O desafio para arquitetos, engenheiros, urbanistas, paisagistas e administradores de hoje é de desenvolver uma cidade auto-sustentável com qualidade de vida. Para obter esta qualidade é preciso respeitar o meio ambiente e organizar nossas cidades de maneira saudável, para evitar os problemas futuros, como: falta de abastecimento e recursos, doenças, aumento do custo, poluição, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com