TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01 (valor 3,0)

Analise a seguinte situação hipotética:

A população pobre, nos arredores de uma cidade de grande porte, vive às margens de uma lagoa, onde os moradores praticam regularmente a pesca como forma de lazer e subsistência. De fato, os pescadores e suas famílias, duas a três vezes por semana, comem o pescado proveniente da lagoa. A imprensa local divulgou que é provável que as águas da lagoa estejam contaminadas por substâncias químicas. Mas como, até agora, os moradores não apresentaram quaisquer sintomas de doenças, continuam com a rotina de pesca.

Apresente duas situações que evidenciem de que modo a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, direta ou indiretamente, poderá ajudar na solução do problema.

A educação ambiental de forma geral

A qualidade de vida da família em relação ao meio ambiente

Questão 02 (valor 4,0)

Consumo consciente faz bem para a natureza e para o bolso

O Projeto Nova Geladeira, desenvolvido pela Coelba, desde 2008, retira de circulação geladeiras em péssimo estado de conservação, evitando que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera e ainda contribui com a economia de energia elétrica, principalmente de famílias de baixa renda.

FONTE: A TARDE, 22/10/11

a)O que se entende por consumo consciente? Como os princípios do Consumo Consciente estabelecem relação com sua GRADUAÇÂO?

É o papel do consumidor consciente em que busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as conseqüências positivas deste ato não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente também busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações. Atualmente, o consumidor consciente conta com mais opções de materiais ecológicos para construir e decorar sua casa, mantendo a mesma resistência, qualidade e aparência dos materiais tradicionais. Comprar materiais produzidos com essas preocupações representa uma oportunidade de impactar positivamente o meio ambiente e as relações sociais.

b)Faça uma análise crítica do Programa Interno de Consumo Consciente (PICC) da UNIFACS abordando os aspectos positivos e negativos.

A UNIFACS desenvolve, em parceria com os estudantes e professores, uma série de atividades e projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e do planeta. Entre esses se destacam o Programa Interno de Consumo Consciente (PICC)

Questão 03(valor 3,0)

Rio+20: expectativas dissonantes

Publicado em 14 de abril de 2012 por Mariana Brunelli

No próximo mês de junho, o Rio de Janeiro sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), também chamada de Rio+20, em alusão aos 20 anos da realização da ECO-92, também sediada nessa cidade. Os objetivos buscados pelos organizadores do evento são “assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes”. Entretanto, vozes dissonantes andam questionando a viabilidade de essas metas serem alcançadas.

As primeiras críticas mais fortes à Rio+20 surgiram em decorrência da divulgação do documento “Rascunho Zero” que servirá de base para as discussões na conferência. Vários representantes da sociedade civil consideraram o texto muito generalista, pouco ousado e sem apontar para metas e compromissos claros num contexto que necessita de mudanças mais profundas para o alcance de um desenvolvimento de fato sustentável. Há ainda críticas sobre a proposta de inclusão de indicadores complementares ao PIB que integrem as dimensões econômica, social e ambiental de um modo balanceado, uma vez que o próprio PIB é questionado como indicador eficiente. Além disso, ainda há o temor de uma conferência esvaziada com baixa representatividade política mundial.

O físico Fritjot Capra, fundador do Center for Ecoliteracy, em Berkeley, Califórnia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com