TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Ensaios: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Os programas de gestão ambiental estabelecem as atividades a se¬rem desenvolvidas, a sequencia entre elas, bem como quem são os res¬ponsáveis pela sua execução. Normalmente devem abranger os aspectos ambientais mais importantes e buscar uma melhoria contínua, ampliando seu escopo de atuação com o passar do tempo. Devem possuir dina¬mismo e flexibilidade suficientes para se adaptar a mudanças que podem ocorrer tanto no seu ambiente imediato quanto no seu ambiente futuro.

Para tentar medir o desempenho social das organizações, dentro de empresas algumas tentativas de implantar uma espécie de "Contabilidade Social", que permitiria avaliar as organizações além dos tradicionais aspectos econômico-financeiros. Algumas técnicas foram idea¬lizadas, inicialmente baseadas em resultados que pudessem apre-sentar tratamento quantitativo, tais como informações sobre emprego e sua manutenção, desenvolvimento e promoção de mão-de-obra, inicial¬mente relativas às minorias e às mulheres que mais tarde passaram a incluir outras categorias de trabalhadores. Em função disto, algumas em¬presas passaram a desenvolver atividades internas voltadas para a sua atuação social, que acabaram dando origem a um relatório específico de¬nominado "Auditoria Social", e que infelizmente se limitaram a ações isoladas e espontâneas.

Esta preocupação social acabou também enfatizando o aspecto am¬biental e, assim,o órgão responsável pelo controle ambiental, que estabe¬leceu padrões para aplicação de legislação ambiental, mas também pelo estabelecimento de políticas nacionais na área ambiental, que regulariza¬ram os padrões permitidos de emissão no ar, na água, de resíduos tóxi¬cos etc., surgiu grande número de regulamentações e de leis, que levaram inúmeras organizações a se preocuparem em desenvolver políti¬cas internas e atividades específicas em relação a questão ambiental. Tais atividades começaram então a ser planejadas e padronizadas, e formaram um conjunto de tarefas que passou a ser conhecido como "Auditoria Ambiental", que procurava caracterizar a situação ambiental da empresa em relação às regulamentações exigidas pelas autoridades municipais, es¬taduais e federais, restringindo-se, na maior parte das vezes, apenas à obediência da lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com