TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Dissertações: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO

O tema deste estudo é em função da crescente conscientização da sociedade da importância preservação do meio ambiente, das pressões exercidas por organizações governamentais e não governamentais e das exigências do mercado internacional, fazem com que as organizações se preocupem de maneira mais efetiva com as questões ambientais. Estes fatores contribuem para o surgimento de legislações, normatizações e certificações nas empresas. Em resposta a esse problema de pesquisa, os objetivos deste artigo são identificar e caracterizar as etapas de implantação da auditoria e analisar os requisitos para atender as normas. As organizações também começaram a perceber que produzindo em harmonia com o meio ambiente, podem se tornar mais competitivas no mercado globalizado. Começou a ocorrer, então, a implantação dos chamados Sistemas de Gerenciamento Ambiental (SGAs). Porém para acompanhar e avaliar os SGAs surgiram as auditorias ambientais, normatizadas pelas ISOs 14010, 14011, 14012 e a série 19000 que substitui a série 14000.

Palavras-chave: meio ambiente; sistema de gerenciamento ambiental; auditoria ambiental; legislação ambiental e normas ISO 14010, 14011, 14012, 19000.

1 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Centro Sócio-Econômico, Campus Universitário - Trindade.

E-mail: jsantos@mp.sc.gov.br

2 E-mail: schenini@cse.ufsc.br

3 E-mail: nandoventura86@hotmail.com

INTRODUÇÃO

Os recursos naturais sempre foram vistos como algo que não teria fim, porém a partir de um dado momento, aproximadamente na década de 50, o homem começou a perceber que sua crença não passava de uma ilusão. Neste momento começou a se buscar meios, alternativas para recuperar os recursos naturais que começaram a ficar escassos. Percebeu-se que o meio ambiente não podia ser mais visualizado como uma fonte inesgotável de recursos.

As empresas, uma das maiores responsáveis pela degradação do meio ambiente

começaram a ser cobradas, no sentido de recuperar os danos por elas causados. Como os custos para manter um equilíbrio entre suas atividades e o meio ambiente eram altos, existia uma resistência em relação a essa mudança de conduta.

A mídia, organizações governamentais e não governamentais tem tido papel importante nesta conscientização, já que cobram das organizações soluções para os

problemas ambientais. Diante da pressão e exigência também do mercado internacional as organizações começam a buscar na preservação do meio ambiente, um diferencial de competitividade. Uma das conseqüências foi o aumento do número de empresas com o Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) implantado. Esses SGAs precisam ser monitorados e avaliados, no sentido de verificar se os objetivos pré-estabelecidos estão sendo alcançados. Para que essa verificação seja realizada começa a ser implantada a chamada Auditoria Ambiental (AA). A AA é mais uma ferramenta para contribuir com a eficácia do sistema e conseqüentemente melhores resultados gerenciais.

É importante ressaltar que sempre existiu uma legislação disciplinando a questão do

meio ambiente, mas os crimes ambientais eram praticados por ela ser pouco observada. O Brasil possui uma das mais ricas legislações do mundo em relação ao meio ambiente, contudo somente a partir dos anos 80, ela tem sido cobrada mais incisivamente. Além de toda a legislação, existem ainda as normatizações como a ISO (International Organization for standardization) série 14000, que foi elaborada por uma organização internacional especializada, não governamental, com sede na Suíça, que possui membros de todas as partes do mundo, e da qual o Brasil também faz parte. Os países que constituem esta organização acabam adotando estas normas como compulsórias, com o objetivo de combater a degradação do meio ambiente. Fazem parte dessas normas estabelecidas a ISO 14010, 14011 e 14012, que tratam especificamente de Auditoria Ambiental. Neste trabalho será abordado sua importância e utilização, principalmente para as empresas que possuem um SGA implementado.

A concepção em relação a auditoria ambiental neste início de século XXI, não é

aquela de apenas verificar se as empresas estão cumprindo a legislação ambiental, mas principalmente, de verificar se os objetivos das organizações estão sendo alcançados. Os SGAs das organizações têm visualizado na Auditoria Ambiental uma ferramenta que pode auxiliar na correção de rotas e avaliação de objetivos previamente determinados.

MEIO AMBIENTE

Machado (2000) aborda que os autores portugueses costumam explicar que a expressão meio ambiente, embora bem sonante, não é apesar de tudo a mais correta, já que a palavra “meio” e “ambiente” são sinônimos. Meio é aquilo que envolve, ou seja, o ambiente.

Logo a expressão meio ambiente se torna uma redundância.

No trabalho de conclusão de curso, Auditoria Ambiental Interna, realizado por Neto

(2001), evidencia-se o alerta de que grande parte das perdas da biodiversidade e serviços ecológicos, serão muito difíceis de serem recuperadas, por isso a importância do uso da tecnologia da prevenção, fazendo com que o homem se conscientize que o importante é manter a preservação ao invés de apenas tentar remediar.

Para Milaré (2000) em linguagem técnica, meio ambiente é a combinação de todas as coisas e fatores externos ao indivíduo ou a população de indivíduos em questão. Mas exatamente é constituído por seres bióticos e suas relações e alterações. Não mero espaço, é realidade complexa.

Logo pode-se definir meio ambiente como tudo aquilo que nos cerca, o céu, a terra, o ar, as pessoas, as árvores, as construções, os municípios, os estados, os países, e finalmente o mundo. Viver desconsiderando esta realidade é um erro e desconhecer a importância de viver racionalmente com este meio pode levar a destruição. Esta preocupação deve existir para que nosso planeta tenha maior longevidade.

NORMAS ISO SÉRIE 14000 E 19000

Com sede em Genebra, na Suíça, a ISO é uma organização internacional especializada, não governamental, cujos os membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com