TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Casos: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

1- Defina o conceito de organização?

Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.

Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam entre si e na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.

2-Qual a importância da estrutura organizacional?

A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais de uma Organização.

Existem 2 tipos de estrura:

Estrura formal: É uma estrura planejada,organizada e formalmente representada pelo organograma e a mais adotada pelas empresas.Na estrura formal o líder é formal,existe uma centralização de cargos,a remuneração é baseada no cargo.

Estrura informal:Surge da interação entre os indivíduos,é uma estrutura flexível,o líder é informal,a remuneração é baseada na competência.A estrura informal será melhor utilizada quando os objetivos da empresa coincidirem com os das pessoas.

Estudos aplicados em algumas empresas constataram que a melhor estrura para se trabalhar é a Informal,pois a mesma proporciona um ambiente favorável,a troca de informações acaba gerando conhecimento para os demais colaboradores,enfim tudo acaba favorecendo a organização,quando se trabalha sem pressão,com troca de informações a produtividade aumenta e muito.

3-O que é amplitude de controle e que fatores influenciam sua extençao?

O conceito de amplitude de controle decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o numero de pessoas subordinadas a um administrador.

A amplitude de controle ideal depende de vários fatores, como: complexidade do trabalho; competência,experiência e motivação dos gestores e dos subordinados: sofisticação dos sistemas de informação e comunicação: similaridade das tarefas e das funções supervisionadas; disponibilidade e clareza das regras e procedimentos que definem as tarefas; interdependência ou interligação das tarefas; proximidade dos subordinados; estabilidade ou instabilidade do ambiente externo; e estilo pessoal dos administradores e cultura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com