TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Ensaios: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Meio ambiente e cidadania.

Tudo o que nos cerca é chamado meio ambiente, é onde vivemos é onde nos relacionamos para formar a integração equilibrada de nossa existência, pensar em uma forma de manter o Meio em que vivemos é uma forma de pensar em dar continuidade para nossa própria existência é uma maneira de pensar em dar continuidade a vida, não só a nossa mas a de todas as outras espécies que nos cercam e da qual também dependemos de uma forma ou de outra.

Mas o que a cidadania ou meu processo como cidadão tem a ver com o meio ambiente? A resposta é: tudo. Cidadania é um conjunto de direitos e deveres, estabelecidos ou não pela legislação, e nesse caso esta entrelaçado coma a cidadania os nossos valores humanos. A maneira que nos relacionamos com o que produzimos ou destruímos indica nosso grau de cidadania. Produzimos para a humanidade em contra partida o meio ambiente é destruído.

A cidadania, em si, é construída e conquistada a partir de nossa capacidade de organização, participação e intervenção social. Ser um cidadão é exercer a cidadania. É ter, usufruir e conhecer os próprios direitos. Trata-se de uma ética de responsabilidade. A responsabilidade para com o meio ambiente pertence a todos os membros da sociedade.

Cidadania é exigir os direitos que nos é devido requerendo a observância dos mesmos. Faz se necessário o desenvolvimento de ações permanente que promovam o fortalecimento de uma consciência maior sobre os problemas ambientais e ainda o incentivo a participações de todos, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, pois a defesa da qualidade ambiental esta ligada ao exercício da cidadania.

A degradação do meio ambiente e o desequilíbrio ecológico têm, cada vez mais, trazido graves consequências à sociedade, comprometendo a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Os danos causados ao meio ambiente são, muitas vezes, irreparáveis, e atingem toda a coletividade.

“A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos”. Ladislau Dawbor.

E assim deve-se pensar na sustentabilidade, pensar em formas de a humanidade se desenvolver, crescer, sem que o futuro das próximas gerações fique comprometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com