TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Exames: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

A RELAÇÃO ENTRE O AQUECIMENTO GLOBAL E O BRANQUEAMENTO EM ESCALA DOS CORAIS, FATO CONTROVERSO HÁ APENAS 10 OU 15 ANOS, É HOJE ACEITO EM ÂMBITO UNIVERSAL.

As vidas marinhas estão sendo ameaçadas pelo aumento das emissões de dióxidos de carbono no mundo todo.

Pesquisa de 704 espécies de corais ─ minúsculos pólipos com exoesqueletos rígidos, alguns dos quais formam espetaculares recifes de corais ─ revelou que aproximadamente 33 % delas estão ameaçadas de extinção com o crescente aumento de temperatura do planeta. Os principais culpados, de acordo com estudo recente publicado na Science são: o branqueamento ─ quando corais expulsam as algas que normalmente os alimentam e lhes dão cor característica ─ e o surgimento de doenças em corais enfraquecidos pelo aquecimento da água do mar.

Como podemos observar na imagem, essa é uma espécie de corais, que esta sendo ameaçadas de extinção, pelas mudanças climáticas.

Isso ocorre não só pelo fato dos gases se acumularem na atmosfera, mas também porque 1/3 de todas essas emissões acabam absolvidas pelos oceanos, com isso aumenta a acidez das águas marinhas.

Não são apenas as algas que vem aumentando seu raio de ação devido ao aquecimento global. Outros vetores sejam mosquitos, carrapatos, ou outras vidas que transportam micróbios, começam a aparecer em novas regiões e trazem ameaças graves ao ser humano.

Em geral, quando há invernos mais frios, e noites mais frias, a relação entre a espécie humana e o mundo microbiano dos germes e dos vírus são menos ameaçados.

O aquecimento global força os limites na direção errada, gerando um aumento da vulnerabilidade humana a doenças novas e desconhecidas, como as variedades de doenças que antes era sob controle.

Um exemplo são os mosquitos, as cidades Nairóbi, no Quênia, e Harare no Zimbábue, elas se localizam “logo acima da linha dos mosquitos”, em uma atitude em que os mosquitos não alcançavam. Agora com o aquecimento global os mosquitos sobem para as altitudes mais elevadas.

Em 1970, temperaturas mais frias causavam o congelamento das altitudes elevadas, ilimitando que os mosquitos e doenças que esses transmitem as baixas altitudes. Hoje, com o clima mais quente alguns mosquitos migram para altitudes elevadas, levando também as doenças que transmitem.

.

MUITOS MORADORES DE ILHAS DE ALTITUDES MUITO BAIXAS NO PACIFICO JÁ TIVERAM DE ABANDONAR SUAS CASAS POR CONTA DA ELEVAÇÃO DO NIVEL DO MAR.

Nas ultimas décadas a elevação do nível do mar começou a causa danos durante tempestades súbitas.

O Rio Tamisa, que atravessa Londres, é sujeito a variação de mares. A aproximadamente 25 anos a cidade construiu barreiras que podem ser fechadas como proteção.

Outro fato interessante são áreas muito extensas de gelos como na Antártida e Groelândia, que correm o risco de desaparecerem.

O manto de gelo da Antártida Oriental é a maior massa de gelo do planeta.

Pensava-se que ele continuava aumentando, porem após novos estudos comprovaram que o volume total de gelo esta em declínio, 85% das geleiras estão acelerando seu deslizamento para o mar. Em segundo lugar, a temperatura atmosférica medida bem acima dessa massa, mostra que a temperatura aqueceu mais depressa do que em qualquer outro lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com