TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Artigos Científicos: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia existem muitos movimentos ambientalistas, em sua grande maioria se tratam de ONG´s (Organizações não Governamentais), que lutam para preservar a natureza, os movimentos em defesa surgiram principalmente a partir da década 1960 e 1970, desde então que vêm se discutindo sobre a relação do homem com a natureza e da importância de ser ter uma mudança sobre a utilização dos recursos não renováveis oferecidos por ela, porém a atual sociedade de consumo vem alterando de forma cada vez mais perigosa a biosfera. No capitalismo a função da natureza é exclusivamente de promover recursos, mas em contrapartida as conseqüências são extremamente negativas.

A necessidade de mudança surge do ponto de vista ambiental que o mundo passa por uma série de modificações, devido a esse processo percebemos o fim do petróleo, escassez de água e aquecimento global, tudo isso fruto da sociedade industrial consumista.

O homem esquece que quando promove a destruição da natureza ele está se autodestruindo pois esse é parte integrante da natureza, esquece também que os elementos da natureza possuem uma relação de interdependência.

Com base nestes problemas alguns grupos começaram a se preocupar, dando início a vários movimentos ambientalistas e o despertar da consciência ecológica, é lógico que isso não ocorre de forma tão fácil, pois vários acordos são gerados, muitos não são cumpridos para não comprometer a prosperidade econômica. Mas qual caminho a seguir na preservação ambiental? Primeiro é preciso um despertar da sociedade, que é o agente das questões ambientais, tanto positivas quanto negativas.

Atualmente existem várias teorias uma delas é de que a prioridade é a natureza com uma preocupação de conservação para as demais gerações, no desenvolvimento ecológico que consiste no pensamento de que o mundo pode continuar crescendo economicamente de forma sustentável e os que defendem o pensamento capitalista de obter vantagens com as questões ambientais. Em busca de soluções para os problemas ambientais são realizados, ocasionalmente, conferências, congressos, acordos para discutir as possíveis maneiras de solucionar ou pelo menos amenizar, alguns dos principais eventos mundiais estão o Protocolo de Quioto, Rio +10 e outras, além de outras discussões no campo acadêmico. Em suma todos os questionamentos acerca dos problemas ambientais devem ser encarados de forma coletiva, pois não é só o poder governamental que deve ter compromisso, mas sim todos os cidadãos podem participar cada um fazendo sua parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com