TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Monografias: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  6.442 Palavras (26 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 26

A linguagem C

A linguagem C foi inventada e implementada por Dennis M. Richie em um DEC PDP-11 que utilizava sistema operacional UNIX. C é o resultado de um processo de desenvolvimento que começou com uma linguagem mais antiga chamada BCPL, que ainda está em uso em sua forma original na Europa. BCPL foi desenvolvida por Martin Richards, e influenciou uma linguagem chamada B, inventada por Ken Thompson. Em 1972, no laboratório Bell, B levou o desenvolvimento de C que recebeu este nome com a segunda letra desta.

Por muitos anos o padrão para C foi a versão fornecida com o sistema operacional UNIX, versão 5, mas com a popularidade dos microcomputadores um grande número de implementações de C foi criado. Porém não existia nenhum padrão para os códigos-fontes de C, havendo grandes discrepâncias. Para solucionar esta situação, o ANSI (American National Standards Institute) estabeleceu em 1983, um comitê para criar um padrão que definiria de uma vez por todas a linguagem C.

Um outro aspecto importante é que C tem apenas 32 palavras chaves (27 do padrão estabelecido por Ritchie, mais 5 adicionadas pelo comitê ANSI de padronização) que são comandos que compõem a linguagem C. As linguagens de alto nível tipicamente tem várias vezes este número de palavras reservadas. Só a título de curiosidade, a maioria das versões da linguagem Basic possuem mais de 100 palavras reservadas !

Contudo, C é uma linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como processadores de texto, planilhas eletrônicas, sistemas operacionais, programas de comunicação, programas para a automação industrial, gerenciadores de bancos de dados, programas de projeto assistido por computador, programas para a solução de problemas da Engenharia, Física, Química e outras Ciências, etc ... É bem provável que o Navegador que você está usando para ler este texto tenha sido escrito em C ou C++.

C é uma linguagem de Médio Nível

Devemos entender Nível Alto como sendo a capacidade da linguagem em compreender instruções escritas em “dialetos” próximos do inglês (Ada e Pascal, por exemplo) e Nível Baixo para aquelas linguagens que se aproximam do assembly, que é a linguagem própria da máquina, compostas por instruções binárias e outras incompreensíveis para o ser humano não treinado para este propósito. Infelizmente, quanto mais clara uma linguagem for para o humano (simplicidade >) mais obscura o será para a máquina (velocidade <).

C é uma linguagem de médio nível para computadores, mas isto não significa que seja uma linguagem menos poderosa, mais difícil de usar ou menos desenvolvida que uma linguagem de alto nível como o Basic e o Pascal, tampouco implica que seja similar à linguagem Assembly e seus problemas correlatos. C é tratada como uma linguagem de médio nível porque combina elementos de alto nível com a funcionalidade da linguagem Assemby - de baixo nível.

Veja o quadro abaixo:

C Versus C++

Muitos iniciantes em programação confundem C com C++ . Vamos fazer uma breve comparação:

C++ é uma versão estendida e melhorada de C e foi projetada para suportar programação orientada a objetos (OOP, do inglês Object Oriented Programming). C++ contém e suporta toda a linguagem C e mais um conjunto de extensões orientadas a objetos, ou seja C++ é um superconjunto de C. Como C++ é construída sobre os fundamentos de C, você não pode programar em C++ se não entender C !

Estrutura de um programa em C:

Veja a estrutura de um menor programa possível em C:

Este programa compõe-se de uma única função chamada main, que significa principal.

Logo a função main ( ) deve existir como parte integrante do seu programa, pois ela marca o ponto de início da execução de um programa escrito em C. Quando você tiver que usar a função main ( ) sem esperar nenhuma resposta dela (nenhum tipo de retorno), você poderá iniciá-la com o especificador void, da seguinte forma:

Exemplo de um programa simples em C:

A saída na tela do seu computador ficará assim:

Observações:

 toda a instrução deve ser encerrada por ; (ponto-e-vírgula)

 printf é uma função, note um '( )' após o nome

 note também que a função printf está entre { e }, ou seja, toda a tarefa que o programa irá executar deverá estar entre colchetes { }. O código que estiver entre estes colchetes será executado seqüencialmente quando a função for chamada.

A Linguagem C é "Case Sensitive"

Note um ponto de suma importância: o C é "Case Sensitive", isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Se declarar uma variável com o nome soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA. Da mesma maneira, os comandos do C if e for, por exemplo, só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis.

Comentários

Informação acrescentada ao código para facilitar sua compreensão é ignorado pelo compilador (não faz parte do código objeto). Começa com /* terminando com */

Observações:

/* ou */ dentro de um comentário é Inválido:

Exemplos:

/* isto não é um /* comentário */

É válido: / * comentário em

mais de uma linha */

Arquivos-Cabeçalhos

Os Arquivos-cabeçalhos são incluídos no início de nossos programas e sempre terminam em .h. A extensão .h vem de header (cabeçalho em inglês). Alguns arquivos-cabeçalhos mais comuns são stdio.h, conio.h, string.h. Estes arquivos, na verdade, não possuem os códigos completos das funções. Eles só contêm protótipos de funções. É o que basta. O compilador lê estes protótipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com